Notícias

Setembro Verde: CEUs recebem programação cultural que reforça conscientização e protagonismo de pessoas com deficiência

As atividades incluem contação de histórias, apresentações teatrais, música e muito mais

Publicado em: 19/09/2025 8h00 | Atualizado em: 19/09/2025

 

Tamanho Site (18)

Os CEUs da capital paulista serão palco de uma celebração da inclusão e do protagonismo das pessoas com deficiência com uma programação voltada ao setembro verde e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As atividades são voltadas para toda a famílias e incluem espetáculos teatrais, música, slam, palestras, contação de histórias e muito mais.  

Entre os destaques da programação está o espetáculo a “A Fonte Infinita – Seguindo Grande Otelo” que homenageia Grande Otelo por meio de música, dança, teatro e poesia, revelando sua trajetória e legado. Protagonizo por Cida e Rafael, mãe e filho, PCD, artistas, a obra celebra a ancestralidade, a resistência negra e a liberdade criativa, propondo um encontro entre gerações e linguagens para emocionar, refletir e transformar. O espetáculo passa ainda pelos CEUs Três Lagos, Vila Rubi e Jardim Paulistano. 

A Cia Truks também chega aos CEUs para emocionar com o espetáculo “Serei Sereia?”, inspirado no livro de Kely de Castro, conta a história de Inea, uma menina cadeirante que enfrenta os desafios do preconceito e da falta de acessibilidade. Para acolher a filha, sua mãe compartilha uma narrativa poética: Inaê seria, na verdade, uma sereia cuja cauda se transformou em pernas ao nascer no mundo dos humanos. 

Já a contação “Um amiguinho diferente” da Trupe Imagina Como é vai promover uma imersão no universo das pessoas neurodivergentes com a emocionante história embarca em uma jornada de descobertas. Com sensibilidade a história inspira o público infantil a valorizar a inclusão e a convivência acolhedora. A apresentação chega ainda aos CEUs Caminho do Mar, Jaçanã e Quinta do Sol.  Toda a programação foi organizada pela Coordenadoria dos CEUs (COCEU) através da Divisão de Cultura (DIAC). Clique aqui para acessá-la na íntegra.

Confira o endereço dos CEUs clicando aqui 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes seguram bandeiras durante cerimônia esportiva em ginásio.

Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história

Publicado em: 07/08/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (35)

Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.685