Notícias

Setembro Verde: CEUs recebem programação cultural que reforça conscientização e protagonismo de pessoas com deficiência

As atividades incluem contação de histórias, apresentações teatrais, música e muito mais

Publicado em: 19/09/2025 8h00 | Atualizado em: 19/09/2025

 

Tamanho Site (18)

Os CEUs da capital paulista serão palco de uma celebração da inclusão e do protagonismo das pessoas com deficiência com uma programação voltada ao setembro verde e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As atividades são voltadas para toda a famílias e incluem espetáculos teatrais, música, slam, palestras, contação de histórias e muito mais.  

Entre os destaques da programação está o espetáculo a “A Fonte Infinita – Seguindo Grande Otelo” que homenageia Grande Otelo por meio de música, dança, teatro e poesia, revelando sua trajetória e legado. Protagonizo por Cida e Rafael, mãe e filho, PCD, artistas, a obra celebra a ancestralidade, a resistência negra e a liberdade criativa, propondo um encontro entre gerações e linguagens para emocionar, refletir e transformar. O espetáculo passa ainda pelos CEUs Três Lagos, Vila Rubi e Jardim Paulistano. 

A Cia Truks também chega aos CEUs para emocionar com o espetáculo “Serei Sereia?”, inspirado no livro de Kely de Castro, conta a história de Inea, uma menina cadeirante que enfrenta os desafios do preconceito e da falta de acessibilidade. Para acolher a filha, sua mãe compartilha uma narrativa poética: Inaê seria, na verdade, uma sereia cuja cauda se transformou em pernas ao nascer no mundo dos humanos. 

Já a contação “Um amiguinho diferente” da Trupe Imagina Como é vai promover uma imersão no universo das pessoas neurodivergentes com a emocionante história embarca em uma jornada de descobertas. Com sensibilidade a história inspira o público infantil a valorizar a inclusão e a convivência acolhedora. A apresentação chega ainda aos CEUs Caminho do Mar, Jaçanã e Quinta do Sol.  Toda a programação foi organizada pela Coordenadoria dos CEUs (COCEU) através da Divisão de Cultura (DIAC). Clique aqui para acessá-la na íntegra.

Confira o endereço dos CEUs clicando aqui 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647