Notícias

Prefeitura foca na aprendizagem e paga prêmio 14% maior que ano passado

A Prefeitura de São Paulo paga nesta sexta-feira (29/8) a primeira parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE) de 2025

Publicado em: 29/08/2025 10h12 | Atualizado em: 29/08/2025

 

Prêmio considera a garantia das aprendizagens

Para as escolas de ensino fundamental e médio, 40% da composição do prêmio refere-se à assiduidade individual do servidor, 10% à frequência dos estudantes e 50% à evolução de aprendizagens da escola. Ou seja, o maior peso está, justamente, no desempenho obtido em sala de aula. É a primeira vez em que a Prefeitura vai pagar um prêmio (PDE) com foco nas aprendizagens, com garantia de alfabetização na idade certa e participação nas avaliações externas, assegurando oportunidades iguais a todos os alunos.

Mais que isso, o prêmio também estimula a redução das desigualdades educacionais: na segunda parcela, haverá um adicional para as escolas que mais avançarem nas aprendizagens coletivas sem deixar ninguém para trás, ou seja, garantindo não apenas que a média da escola aumente, mas que haja redução no número de estudantes abaixo do básico, grupo com a menor proficiência.

O valor, do PDE, de R$ 206 milhões contempla 88 mil servidores e é 14% superior ao pago em 2024. O segundo repasse ocorrerá até abril de 2026. O valor total pago aos servidores, somadas as duas parcelas, é de R$ 7.800. Para gestores de escolas de ensino fundamental e médio, esse total pode chegar a R$ 12.700. Além disso, todos aqueles que não tiverem nenhuma ausência computada receberão um adicional de R$ 1.800 ao ano.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, é fundamental diminuir a porcentagem de estudantes que estejam com nível de aprendizado abaixo do básico. “Tal combinação é uma inovação importante e pouco comum, mesmo em modelos de remuneração deste tipo em outras redes de ensino do Brasil. Assim, a Prefeitura de São Paulo inova ao priorizar também a redução das desigualdades de aprendizagem entre os estudantes”, afirmou.

Na pré-escola, uma etapa obrigatória de ensino no Brasil, também haverá premiação pela frequência das crianças. É um reforço do compromisso da Prefeitura com uma série de ações para garantir a permanência das crianças na escola, reduzindo a evasão.

Confira mais notícias sobre o PDE:

Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional – PDE

Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Dia Da Família Na Emei Jorge Amado Promoveu Práticas Lúdicas Para Promover Conscientização Ambiental

Dia da Família é marcado por ações educativas de sustentabilidade na EMEI Jorge Amado

Publicado em: 11/08/2025 1h35 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Dia Da Família No Cei Roberto Arantes Lanhoso Foi Marcado Por Oficinas, Brincadeiras Tradicionais E Muito Mais

CEI Roberto Arantes Lanhoso vive manhã especial de celebração e integração no Dia da Família

Publicado em: 11/08/2025 10h07 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Dia Da Família No Cei Antônio João Abdalla Foi Com Celebração Em Dobro Pelos 45 Anos Da Unidade

Dia da Família e Sarau de Aniversário: CEI Antônio João Abdalla celebra 45 anos de história e afeto

Publicado em: 11/08/2025 9h54 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cei Indi Ventura Branco 02

Dia da Família mobiliza unidades de Educação Infantil neste sábado

Publicado em: 08/08/2025 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Vivência Unia Diversão E Aprendizado No Hopi Hari

81 estudantes de EMEFs passam o dia no Hopi Hari aprendendo e se divertindo

Publicado em: 08/08/2025 1h13 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

1 118 119 120 121 122 1.673