Notícias
EMEFs recebem estagiários de nutrição para projetos de alimentação
André Vessoni, Bruna Cabral, Jessica Levy e Sofia Oliveira passaram dois meses interagindo e contribuindo com as unidades
Publicado em: 28/07/2017 16h04 | Atualizado em: 30/11/2020
Quatro alunos do 5º ano do curso de graduação em nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo acompanharam, em duplas, a execução do Programa de Alimentação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nelson Pimentel Queiroz, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro e na EMEF Prof. Antonio Carlos Rocha, da DRE Penha. O objetivo da ação foi promover a familiarização dos graduandos com a dinâmica escolar e propor formas de aperfeiçoar o atendimento do Programa.
Essa dinâmica faz parte do Programa de Estágio Curricular Integrado, uma das ações que compõem o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Faculdade de Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Educação (SME) desde 2014. Os alunos selecionados vivenciam, por cerca de quatro meses, o cotidiano da gestão do Programa de Alimentação Escolar, desde os bastidores até a execução na escola e têm oportunidade de protagonizar, ao lado da gestão escolar, ideias inovadoras frente aos desafios identificados.
Após um diagnóstico na unidade educacional, os estagiários propuseram atividades envolvendo merendeiras, educadores, educandos e familiares com foco na temática da alimentação. Buscaram apoio externo a fim de estabelecer parcerias na condução de projetos especializados como, por exemplo, a implantação de horta escolar.
Atividades de socialização foram promovidas entre os funcionários e reforço das boas práticas de manipulação de alimentos e momentos de escuta foram realizados com as merendeiras. Os pais foram envolvidos e estimulados a dar continuidade às práticas saudáveis de alimentação em casa. Todas as atividades foram registradas para que os educadores pudessem se inspirar e aplicá-las em turmas futuras.
“O estágio possibilitou um grande crescimento tanto pessoal quanto profissional. O contato com as escolas possibilita momentos de reflexão sobre nossa atuação e visão do mundo”, avalia Sofia.

“Ao compartilhar as experiências e sugestões de atividades e revelar pontos críticos no funcionamento do Programa Alimentar Escolar, a contribuição desses jovens se estende a toda rede municipal de educação”, Agnes Hanashiro, Nutricionista da CODAE.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Prefeitura de São Paulo promove a 8º Semana Municipal do Brincar com mais de 2.700 atividades
Publicado em: 23/05/2026 9h06 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo firma protocolo com Sindicatos, normalizando o atendimento nas unidades de educação impactadas com a greve
Publicado em: 22/05/2026 5h50 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Jaguaré recebe Circuito Esportivo Escolar de Tênis de Mesa com seletivas para Jogos Mundiais Escolares na Hungria
Publicado em: 22/05/2026 3h17 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Estudantes e educadores celebram produções literárias
Publicado em: 22/05/2026 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação
DRE Guaianases realiza Semana Interna de Prevenção e Acidentes do Trabalho
Publicado em: 22/05/2026 12h04 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases