Notícias

EMEFs recebem estagiários de nutrição para projetos de alimentação

André Vessoni, Bruna Cabral, Jessica Levy e Sofia Oliveira passaram dois meses interagindo e contribuindo com as unidades

Publicado em: 28/07/2017 16h04 | Atualizado em: 30/11/2020

Quatro alunos do 5º ano do curso de graduação em nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo acompanharam, em duplas, a execução do Programa de Alimentação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nelson Pimentel Queiroz, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro e na EMEF Prof. Antonio Carlos Rocha, da DRE Penha. O objetivo da ação foi promover a familiarização dos graduandos com a dinâmica escolar e propor formas de aperfeiçoar o atendimento do Programa.

Essa dinâmica faz parte do Programa de Estágio Curricular Integrado, uma das ações que compõem o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Faculdade de Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Educação (SME) desde 2014. Os alunos selecionados vivenciam, por cerca de quatro meses, o cotidiano da gestão do Programa de Alimentação Escolar, desde os bastidores até a execução na escola e têm oportunidade de protagonizar, ao lado da gestão escolar, ideias inovadoras frente aos desafios identificados.



Após um diagnóstico na unidade educacional, os estagiários propuseram atividades envolvendo merendeiras, educadores, educandos e familiares com foco na temática da alimentação. Buscaram apoio externo a fim de estabelecer parcerias na condução de projetos especializados como, por exemplo, a implantação de horta escolar.

Atividades de socialização foram promovidas entre os funcionários e reforço das boas práticas de manipulação de alimentos e momentos de escuta foram realizados com as merendeiras. Os pais foram envolvidos e estimulados a dar continuidade às práticas saudáveis de alimentação em casa. Todas as atividades foram registradas para que os educadores pudessem se inspirar e aplicá-las em turmas futuras.

“O estágio possibilitou um grande crescimento tanto pessoal quanto profissional. O contato com as escolas possibilita momentos de reflexão sobre nossa atuação e visão do mundo”, avalia Sofia.



“Ao compartilhar as experiências e sugestões de atividades e revelar pontos críticos no funcionamento do Programa Alimentar Escolar, a contribuição desses jovens se estende a toda rede municipal de educação”, Agnes Hanashiro, Nutricionista da CODAE.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com desenhos de crianças e adultos brincandado e área verde.

Prefeitura de São Paulo promove a 8º Semana Municipal do Brincar com mais de 2.700 atividades

Publicado em: 23/05/2026 9h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (15)
Fotografia de duas meninas jogando tênis.
Fotografia com capas de livros.

Estudantes e educadores celebram produções literárias 

Publicado em: 22/05/2026 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Um grupo de pessoas posa para uma foto em frente ao prédio da Diretoria Regional de Educação Guaianases. Os participantes estão reunidos lado a lado, sorrindo para a câmera. No centro do grupo, há um cachorro cercado pelas pessoas, tornando a cena mais acolhedora e descontraída. Ao fundo, é possível ver a fachada da instituição e a entrada do local.

DRE Guaianases realiza Semana Interna de Prevenção e Acidentes do Trabalho

Publicado em: 22/05/2026 12h04 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 10 11 12 13 14 1.674