Notícias

Seminário discute Cultura Indígena na rede Municipal de Ensino

IV Seminário Agosto Indígena pretende educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural da Cidade de São Paulo

Publicado em: 29/08/2019 16h45 | Atualizado em: 10/12/2020
seminarioagostoindigena_740x430.jpg

Nesta sexta-feira (30) a Secretaria Municipal de Educação realizará o IV Seminário Agosto Indígena 2019, evento que tem o objetivo de evidenciar o protagonismo indígena nos mais diversos campos de atuação histórica, social e política, de forma a possibilitar a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.

O encontro acontecerá em período integral na Uninove no Campus Memorial da Barra Funda e contará com a participação de Agentes de Apoio, Agentes Escolares, Analistas de Informações Culturais e Desportivas – Biblioteca, Assistentes Técnicos Educacionais, Assistentes de Diretor de Escola, Auxiliares Técnicos de Educação, Bibliotecários, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Professores de Educação Infantil, Professores de Ensino Fundamental e Médio, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Secretários de Escola e Supervisores Escolares das treze Diretorias Regionais de Educação, totalizando 450 vagas.

A programação terá apresentações culturais de MC Hebertim Werá, na parte da manhã; e do Grupo MakunaíContos, com Cristino Wapichana, Sandra Maurami e Zezinho Rodrigues, na parte da tarde, além de aula magna sobre ‘Cosmovisão Indígena’, com Kaka Werá, palestra sobre com Daniel Munduruku e a Cordelista Auritha Tabajara, do Cear, relatos de práticas docentes, além de minipalestras.

A Rede Municipal de Ensino

Desde o final da década de 1990, a Rede Municipal de Ensino, atenta às mudanças sociais, políticas e culturais, tem introduzido ações, de forma orgânica, voltadas ao reconhecimento de todos os grupos sociais presentes nas unidades educacionais.

A partir de 2014, e em anos alternados, mostras culturais temáticas (indígenas, imigrantes, afro-brasileiras e africanas) passaram a destacar palestrantes, apresentações artísticas e culturais materiais de representantes dessas culturas. Essas ações acontecem em parceria com as 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs), por meio de suas Divisões Pedagógicas (DIPEDs).

O IV Seminário Agosto Indígena dá sequência a esse processo transformador de educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural representada na Cidade de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um teatro com uma pessoa no palco tocando violão

Grêmios Estudantis organizam encontros na capital paulista

Publicado em: 14/08/2025 5h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas crianças com pratos de comida sorriem para a foto
Agosto Indígena

CEUs da capital paulista recebem programação para todas as idades no Agosto Indígena

Publicado em: 14/08/2025 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Recursos Financeiros Instrutor Música
Abao3gg7c2qo44bz5mvlqunr3ohfta

Escolas Municipais podem se inscrever para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Publicado em: 14/08/2025 10h27 - em Secretaria Municipal de Educação

1 116 117 118 119 120 1.674