Notícias
Academia Estudantil de Letras completará 15 anos em maio
Para celebrar esta trajetória a Revista Magistério fará edição dedicada ao tema; Imagens e depoimentos sobre ações da AEL podem ser enviados até 29 de fevereiro
Publicado em: 20/02/2020 10h32 | Atualizado em: 30/11/2020
O Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL), da Secretaria Municipal de Educação (SME), completará 15 anos de existência no próximo dia 30 de maio. Para comemorar a data, a Revista Magistério, publicação da Coordenadoria Pedagógica (COPED) fará uma edição sobre o tema.
Estudantes que fizeram ou fazem parte do projeto, professores que atuaram ou atuam diretamente na sua coordenação, familiares dos acadêmicos, comunidade e escritores, dentre outros, podem enviar depoimentos, fotos e relatos que protagonizam ou protagonizaram esta ação contribuindo para a sua realização e o seu êxito ao longo dos anos. É importante que as fotos encaminhadas tenham autorização de uso de imagem.
As contribuições podem ser enviadas até 29 de fevereiro para o e-mail: academiaestudantildeletras@sme.prefeitura.sp.gov.br
A revista encontra-se em fase de elaboração e contará sobre o percurso histórico da Academia e suas conquistas. A AEL surgiu em 2005, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antônio Vieira, idealizada pela professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves. Passados 15 anos, são 165 Academias Estudantis de Letras nas escolas municipais da cidade de São Paulo.
O Projeto AEL é uma autêntica Academia de Letras com as devidas adaptações para o público estudantil. A iniciativa é desenvolvida nas EMEFs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs).
Dentro da dinâmica do projeto, são os próprios acadêmicos que escolhem um autor da literatura para representar na Academia. Estudantes fazem pesquisas e realizam seminários sobre os seus amigos literários, compartilhando conhecimento. Os encontros literários buscam privilegiar os aspectos lúdicos presentes na leitura. Atividades de teatro, também desenvolvidas no projeto, procuram trazer outras formas de expressão para os gêneros literários trabalhados, permitindo que os estudantes expressem a literatura de forma adaptada pelas artes visuais, dança, música e artes cênicas.
Além dos encontros no projeto, os alunos participam de eventos culturais, solenidades de fundação de novas Academias, festas anuais de posse e mostras de criação artística.
Notícias Mais Recentes
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Relacionadas
Grêmios Estudantis organizam encontros na capital paulista
Publicado em: 14/08/2025 5h05 - em Secretaria Municipal de Educação
Alimentação escolar de São Paulo deve alcançar mais de 430 mil quilos de arroz orgânico da agricultura familiar
Publicado em: 14/08/2025 3h22 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem programação para todas as idades no Agosto Indígena
Publicado em: 14/08/2025 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação
FLI Sampa recebe formação que alia literatura, diversidade étnico-racial e práticas pedagógicas inclusivas
Publicado em: 14/08/2025 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais podem se inscrever para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira
Publicado em: 14/08/2025 10h27 - em Secretaria Municipal de Educação