Notícias

Portas Abertas entrega certificado de conclusão de curso de Português para imigrantes

Formandos fazem parte da primeira turma do curso, iniciado no segundo semestre do ano passado

Publicado em: 12/12/2018 13h59 | Atualizado em: 04/05/2021

PORTAS_ABERTAS_740X430.jpg

A noite do dia 11 de dezembro foi especial para 92 estudantes imigrantes que fizeram o curso de Língua Portuguesa em escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Eles participaram das aulas do Programa Portas Abertas, promovido em conjunto pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Secretaria Municipal de Educação (SME).

O Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, lembrou que existem etapas a serem cumpridas para garantir uma vida melhor às pessoas que, por qualquer motivo, precisam recomeçar a vida num lugar diferente. “Garantir os direitos de cada uma das crianças, de cada adulto que aqui chega às escolas da nossa cidade, é uma obrigação não apenas legal, mas uma obrigação da condição humana”, afirmou.

A cerimônia que aconteceu na Sala Olido, na Galeria do mesmo nome, no centro da capital, reuniu familiares e estudantes do curso que teve início no segundo semestre de 2017 em 11 escolas da Rede Municipal da cidade de São Paulo.

format_port_abertas_sec_740x430.jpg

Em sua fala a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Maria Giannella, destacou a comemoração dos cinquenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Nada mais simbólico do que a gente ter um evento de portas abertas para os imigrantes. Quando a gente fala de direitos humanos a gente fala de pessoas, de diminuir as desigualdades, de trazer dignidade a todo mundo”, disse a Secretária.

As escolas que oferecem o curso estão localizadas em regiões de maior incidência da população imigrante (nas zonas Norte e Leste do município). No total, são 28 turmas com 747 alunos inscritos – a maioria composta por jovens/adultos entre 25 e 30 anos, vindos principalmente da América Latina, seguidos por africanos, europeus e asiáticos.

Formação de professores

Em 2017, a SME selecionou 80 professores da Rede Municipal de Ensino, que foram formados pelo Centro de Línguas da Universidade de São Paulo (USP), para o ensino da língua portuguesa como meio de integração e acesso a direitos, além da sensibilização sobre as especificidades das populações imigrantes. Para organizar as atividades realizadas pelos estudantes no curso, foram impressas 1300 unidades do material didático, com conteúdo elaborado por profissionais do Centro de Línguas. A SME fornece a estrutura das escolas e os recursos humanos necessários para o desenvolvimento do programa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site

Podcast infantil transforma escuta, expressão e imaginação em projeto pedagógico do CEI Boaventura

Publicado em: 15/08/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Encontro Grêmios Estudantis Dre Cl

DRE Campo Limpo realiza 4° Encontro dos Grêmios Estudantis

Publicado em: 14/08/2025 5h08 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Imagem de um teatro com uma pessoa no palco tocando violão

Grêmios Estudantis organizam encontros na capital paulista

Publicado em: 14/08/2025 5h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas crianças com pratos de comida sorriem para a foto
Agosto Indígena

CEUs da capital paulista recebem programação para todas as idades no Agosto Indígena

Publicado em: 14/08/2025 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 115 116 117 118 119 1.673