Notícias
Servidores das DREs Ipiranga e Guaianases participam de seminário no Ciclo de Escuta Ativa
Professores e diretores participantes pediram mais autonomia para as unidades, entre outros assuntos; inscrições para os próximos encontros estão abertas
Publicado em: 18/10/2021 16h55 | Atualizado em: 18/10/2021
Os seminários do ciclo de escuta ativa das DREs Ipiranga e Guaianases, espaço aberto para que os servidores possam expor pontos da rotina escolar que possam ser aprimorados, foram realizados nesta segunda-feira (18). O encontro, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Escola do Parlamento, contou com a participação de servidores dos territórios e foi transmitido online.
Entre os pontos abordados, os professores, diretores e supervisores citaram a necessidade da desburocratização de alguns processos. “É uma reivindicação que a gente tenha essa autonomia. Muitas escolas não gastam os recursos, por exemplo, outras ficam com dificuldades na prestação de contas”, pontuou João Souza, da DRE Ipiranga.
A comunicação entre DRE, escolas e SME também foi um assunto citado, assim como a importância de um trabalho conjunto entre outras secretarias como Saúde e Assistência Social, a contratação de mais professores e funcionários de limpeza. “Podemos fazer uma revisão do modelo, mas enquanto as mudanças que nós estamos apontando. A gente trabalha com pessoas, além dos alunos tenho quase 100 funcionários que trabalham aqui entre professores, terceirizados, quadro de apoio, entre outros”, contou a diretora Ana Paula Lopes Gomes, da DRE Guaianases.
Em sua fala, o secretário Municipal da Educação Fernando Padula reforçou a nomeação de mais de 3.600 servidores realizadas neste ano, além da autorização recente para a abertura de um novo concurso. Ele também explicou sobre as parcerias com outras secretarias, inclusive por meio da adesão a plataforma da UNESCO.
ASSISTA A ÍNTEGRA DO SEMINÁRIO
Padula ainda reiterou o apoio aos servidores públicos em todas as esferas. “Eu também sou servidor público de carreira e não sou dos que acredito que o servidor não é qualificado. Acredito no concurso, no serviço público de qualidade com os servidores que existem nas esferas municipal, estadual e federal e assim continuaremos fazendo chamamentos e outros concursos”, termina.
Inscrições para seminários das DREs Freguesia/Brasilândia e Capela do Socorro estão abertas
Qualquer servidor da rede municipal pode participar dos debates, que são acompanhados pelo secretário Fernando Padula. Os interessados, entretanto, devem preencher o formulário de inscrição de sua DRE disponível na página do evento Ciclo de Escuta Ativa. Também há a possibilidade de se inscrever para participar como orador. Neste caso, o participante terá oportunidade de expor suas reflexões, dúvidas e críticas.
Veja o cronograma dos próximos encontros
DRE Freguesia/Brasilândia
Data 25/out
Horário 10h30 às 13h
DRE Capela do Socorro
Data 25/out
Horário 15h às 17h30
DRE Campo Limpo
Data 08/nov
Horário 10h30 às 13h
DRE Butantã
Data 08/nov
Horário 15h às 17h30
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
EMEF Irineu Marinho desenvolve Sequência Didática para fortalecer a Leitura e Escrita
Publicado em: 20/08/2025 12h54 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Profº Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho promove manhã de autógrafos com o Projeto “Estrelas Literárias”
Publicado em: 20/08/2025 12h44 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Programa “Café com o Prefeito” estreia valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 20/08/2025 10h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Prefeitura de São Paulo inicia jornada de 09h nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental dos novos CEUs
Publicado em: 19/08/2025 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Protagonismo estudantil marca abertura do II Festival Internacional Literário de São Paulo (Fli Sampa)
Publicado em: 19/08/2025 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação