Notícias
Agosto Dourado – Mês da Amamentação
Ações voltadas para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno
Publicado em: 01/08/2018 17h59 | Atualizado em: 30/11/2020
A partir de hoje, 1º de agosto, é comemorado o Agosto Dourado. Trata-se de um mês de mobilização com ações voltadas para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Em 2017, a Lei 13.435 instituiu agosto como “o mês do aleitamento materno”. A lei indica ações como a realização de palestras e eventos e a divulgação de informações sobre os benefícios do aleitamento materno.
A cor dourada simboliza que a amamentação é padrão ouro para a alimentação infantil. A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, dando continuidade à amamentação na introdução da alimentação complementar até o 2º ano ou mais.
Ações da SME
CEI Amigo do Peito – Por meio da Campanha CEI Amigo do Peito, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) tem desenvolvido ações relacionadas a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, uma vez que o incentivo à manutenção da amamentação para bebês e crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI) estão em consonância com a melhoria das práticas educativas e com o atendimento ao princípio dos direitos fundamentais das crianças.
Mais informações sobre a Campanha CEI Amigo do Peito no site: portalsme.prefeitura.sp.gov.br/ceiamigodopeito
Seminário “Somos Amigos do Peito” – No dia 25 de agosto, a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da SME promove o Seminário “Somos Amigos do Peito”, com o objetivo de socializar projetos de promoção ao aleitamento materno entre os CEIs e orientar os CEIs sobre como acolher os familiares de crianças em aleitamento materno , apresentando opções para a sua manutenção: amamentação no CEI ou recepção do leite materno. A programação será divulgada em breve.
Ações da SMS
Campanha Amamentação – Alicerce da vida – O Hospital Municipal e Maternidade Escola (HMEC) Dr. Mário de Moraes A. Silva, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, inicia nesta quarta-feira (1º) as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) com uma programação especial, que inclui caminhada, no domingo (5), na Avenida Paulista, com o apoio da Rede de Banco de Leite Humano (BLH) do município de São Paulo e da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), e da participação de funcionários do hospital e das mães doadoras externas de leite materno para os prematuros internados na UTI Neonatal.
Veja a programação completa clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Prefeitura de São Paulo inicia jornada de 09h nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental dos novos CEUs
Publicado em: 19/08/2025 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Protagonismo estudantil marca abertura do II Festival Internacional Literário de São Paulo (Fli Sampa)
Publicado em: 19/08/2025 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação
Comunicado SME
Publicado em: 19/08/2025 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação
II Festival Internacional Literário de São Paulo, Fli Sampa, recebe grandes nomes da literatura nacional e internacional
Publicado em: 18/08/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Educadores podem se inscrever no Prêmio LED – Luz na Educação
Publicado em: 18/08/2025 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação