Notícias
EMEF Almirante Tamandaré no torneio de xadrez
Alunos de 8 a 14 anos da escola disputaram a competição com várias escolas municipais.
Publicado em: 06/07/2016 15h41 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida pela Equipe Imprensa Jovem Rádio Calafrio.
Ele já foi considerado difícil e até mesmo elitista até pouco tempo. Pelo menos foi o que a equipe da Imprensa Jovem da Rádio Calafrio descobriu pesquisando em vários sites sobre esse esporte. Hoje, felizmente, o xadrez já faz parte de grande parte das escolas públicas graças aos benefícios pedagógicos de sua prática. Ele é um jogo que trabalha vários valores como responsabilidade, ética, autoconfiança, criatividade e socialização.
Com mais de seis anos de Projeto de Xadrez e mais de cinco títulos conquistados, a professora de Educação Física, Regina Ferreira Nascimento, acompanhou os alunos da EMEF Almirante Tamandaré ao campeonato dos Jogos Estudantis de Xadrez, na modalidade por equipe. Em entrevista à Imprensa Jovem da Rádio Calafrio, a professora comentou que procura incentivar os alunos a participar de várias competições em São Paulo e, até mesmo, em Guarulhos.

Como não é possível levar todos os alunos, a professora explicou que procura selecionar aqueles que, por meio das aulas, amadurecem o raciocínio lógico, a concentração, a memória e, com isso, conseguem melhor movimentação de peças para dar o xeque-mate.
Os Jogos Estudantis de Xadrez ocorrem anualmente e podem participar alunos das unidades da Rede Municipal de Ensino. As disputas estão cada vez mais acirradas e dessa vez a escola não se classificou. “Não conquistamos as primeiras colocações, mas vê-los competindo e participando de forma intensa e dedicada é muito gratificante. O mais importante dessas competições é que elas levam o aluno a um amadurecimento emocional e a uma independência comportamental. O torneio não é apenas uma oportunidade de colocar em prática o que aprenderam, mas também onde aprendem a lidar com a vitória ou com a derrota. É nesse momento que o respeito ao adversário e o caráter são colocados à prova”, explica a professora Regina.
O campeonato dos Jogos Estudantis de Xadrez da Secretaria Municipal de Educação é um torneio por equipe com categorias sub-8, sub-10, sub-12 e sub-14 e a primeira etapa ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã nos dias 7 e 10 de junho.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Estudantes da EMEF Guilherme de Almeida celebram agosto com o “Leituraço Indígena”
Publicado em: 25/08/2025 4h22 - em Diretoria Regional de Educação Penha
EMEI Pestalozzi promove reunião pedagógica inspiradora sobre inovação e compromisso na Educação Infantil
Publicado em: 25/08/2025 11h51 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
DRE Guaianases promove 9º VEM – Vozes Estudantis em Movimento
Publicado em: 25/08/2025 11h25 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEU Alvarenga oferece aulas de Zumba gratuitas para a comunidade
Publicado em: 25/08/2025 10h58 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Dia da Família do CEI Maria José Vasconcelos Mankel é celebrado com visita ao Pico do Jaraguá
Publicado em: 22/08/2025 6h46 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba