Notícias

Fórum “Aprender e Ensinar nas Adolescências” reúne educadores e estudantes da Rede Municipal de Ensino

Encontro reuniu representantes das 13 DREs para validar propostas de políticas públicas voltadas à escuta e valorização das adolescências na escola

Publicado em: 31/10/2025 18h00 | Atualizado em: 31/10/2025

Nesta sexta-feira (31) o Fórum Ampliado “Aprender e Ensinar nas Adolescências” reuniu cerca de 160 participantes, entre supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes da Rede Municipal, além da participação do Secretário Adjunto de Educação, Samuel Ralize. 

O encontro tem como objetivo reunir representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) para debater e validar a proposta construída pelo Grupo de Trabalho (GT) “Aprender e Ensinar nas Adolescências”. A proposta central do GT é implementar políticas públicas que qualifiquem o atendimento educacional às adolescências nas unidades. 

A iniciativa busca realizar um diagnóstico formativo a partir da escuta dos estudantes, análise de dados educacionais e estudo de boas práticas, propondo novas formas de organização dos ambientes, tempos, rotinas e currículo, de modo a considerar as expectativas e necessidades dos adolescentes. 

A programação contou com abertura institucional e apresentação cultural de estudantes da EMEF Jardim Guarani. Reforçando o protagonismo estudantil um dos mestres de cerimônia foi o estudante Leonidas Henrique Leopoldino, 8ºano, da EMEF M’Boi Mirim II. 

O evento contou ainda com palestra e mesa de discussão com Tereza Farias do MEC sobre a temática “Construindo uma escola para as adolescências”. No período da tarde, os participantes se dividem em grupos temáticos de discussão, finalizando com uma plenária de socialização das reflexões e contribuições dos subgrupos. 

A proposta reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a escuta ativa e o protagonismo das juventudes na construção de uma escola mais significativa e acolhedora. 

Confira mais notícias sobre o GT:

SME inicia trabalhos do GT “Aprender e Ensinar nas Adolescências”

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

equipamentos de filmagem

Estão abertas as inscrições para cadastro reserva para trabalhar no Centro de Multimeios da SME

Publicado em: 13/02/2026 2h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Vestibular Univesp Notícia Ok

Polos da Rede UNICEU oferecem mais de 5 mil vagas para cursos de graduação gratuitos da UNIVESP

Publicado em: 13/02/2026 1h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com uma paisagem japonesa com o texto

Bolsas de estudos do Governo do Japão para professores da Rede Municipal

Publicado em: 12/02/2026 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Escolas da Rede Municipal iniciam processo eleitoral para os Grêmios Estudantis

Publicado em: 12/02/2026 10h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de 4 mulheres sentadas em cadeiras. Três delas são estudantes do Programa Imprensa Jovem que entrevistam a escritora Heloisa Schurmann.

CEU Vila Curuçá recebe escritora Heloisa Schurmann em bate-papo sobre preservação dos oceanos

Publicado em: 11/02/2026 5h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

«1 2 3 1.625