Notícias
Fórum “Aprender e Ensinar nas Adolescências” reúne educadores e estudantes da Rede Municipal de Ensino
Encontro reuniu representantes das 13 DREs para validar propostas de políticas públicas voltadas à escuta e valorização das adolescências na escola
Publicado em: 31/10/2025 18h00 | Atualizado em: 31/10/2025
Nesta sexta-feira (31) o Fórum Ampliado “Aprender e Ensinar nas Adolescências” reuniu cerca de 160 participantes, entre supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes da Rede Municipal, além da participação do Secretário Adjunto de Educação, Samuel Ralize.
O encontro tem como objetivo reunir representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) para debater e validar a proposta construída pelo Grupo de Trabalho (GT) “Aprender e Ensinar nas Adolescências”. A proposta central do GT é implementar políticas públicas que qualifiquem o atendimento educacional às adolescências nas unidades.
A iniciativa busca realizar um diagnóstico formativo a partir da escuta dos estudantes, análise de dados educacionais e estudo de boas práticas, propondo novas formas de organização dos ambientes, tempos, rotinas e currículo, de modo a considerar as expectativas e necessidades dos adolescentes.
A programação contou com abertura institucional e apresentação cultural de estudantes da EMEF Jardim Guarani. Reforçando o protagonismo estudantil um dos mestres de cerimônia foi o estudante Leonidas Henrique Leopoldino, 8ºano, da EMEF M’Boi Mirim II.
O evento contou ainda com palestra e mesa de discussão com Tereza Farias do MEC sobre a temática “Construindo uma escola para as adolescências”. No período da tarde, os participantes se dividem em grupos temáticos de discussão, finalizando com uma plenária de socialização das reflexões e contribuições dos subgrupos.
A proposta reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a escuta ativa e o protagonismo das juventudes na construção de uma escola mais significativa e acolhedora.
Confira mais notícias sobre o GT:
SME inicia trabalhos do GT “Aprender e Ensinar nas Adolescências”
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Diretoria Regional de Educação Butantã
Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea
Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem programação gratuita para celebrar o Mês do Trabalhador, Virada Cultural e Semana do Brincar
Relacionadas
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea
Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã