Notícias

Robótica na Educação

Alunos da Rede desenvolvem projetos de Robótica nas Unidades Educacionais

Publicado em: 20/05/2016 15h59 | Atualizado em: 30/11/2020

robotica_740_x_430.jpg

As tecnologias digitais ou convencionais, integradas ao processo de Informação e Comunicação, de forma contextualizada na vida e experiência dos alunos, têm sido a base do trabalho nos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME).

A RME sempre buscou atuar na implantação das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) em seus trabalhos, passando, a partir da década de 80, pela Linguagem Logo e Megalogo e evoluindo com o passar do tempo para o incentivo ao desenvolvimento das inteligências múltiplas usando inúmeras formas, como a linguagem de programação e a robótica educacional, através do Projeto “A Cidade que a gente quer”, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, ligado à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em duas etapas: 2004 e 2014.

A Robótica com fins educacionais tem se destacado como uma poderosa ferramenta para a construção de conhecimentos e a articulação das tecnologias ao currículo com características interdisciplinares. Promove o desenvolvimento cognitivo dos educandos, favorecendo oportunidades de autoria e o protagonismo – bem como a permanência do educando na escola. Com a robótica, os alunos realizam experimentos e criam protótipos funcionais e para pesquisas experimentais. Esses robôs ou protótipos são controlados pelos próprios alunos por meio da programação de instruções em computadores e, dessa forma, além de construí-los, os alunos devem programá-los, adotando como princípio a aprendizagem centrada em problemas, baseada em projetos e focada na investigação com processos compartilhados em espaços colaborativos.

O foco do uso pedagógico e educacional da robótica na Secretaria Municipal de Educação (SME) vai além de apenas programar robôs, oportunizando aos educandos o desenvolvimento de habilidades ligadas à lógica, noção espacial, pensamento matemático, trabalho em grupo, organização e planejamento de projetos, conhecimento tecnológico e projetos interdisciplinares, criatividade e autonomia, além do protagonismo social.

Atentos ao potencial da robótica no processo de ensino e aprendizagem, o Núcleo de Informática Educativa, alicerçado nas premissas do Programa Mais Educação São Paulo, vêm desenvolvendo ações para que essa prática se torne realidade na RME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Prática Tradicional Também Estimula A Integração Intergeracional

Movimento, alegria, aprendizados e tradição: Rádio Taissô movimenta rotina da EMEI Armando de Arruda Pereira

Publicado em: 27/08/2025 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Tamanho Site (8)

Fli Sampa segue com programação nos CEUs da cidade

Publicado em: 26/08/2025 4h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Whatsapp Image 2025 08 26 At 15.03.36 (1)

Secretário Fernando Padula destaca fila zerada nos CEIs no 67º Congresso Estadual de Municípios

Publicado em: 26/08/2025 3h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (7)
Emef Guilherme De Almeida “leituraço Indígena”

Estudantes da EMEF Guilherme de Almeida celebram agosto com o “Leituraço Indígena”

Publicado em: 25/08/2025 4h22 - em Diretoria Regional de Educação Penha

1 110 111 112 113 114 1.674