Notícias

SME promove seminário em celebração ao mês da Consciência Negra

Evento integra mostra cultural Novembro Negro

Publicado em: 06/11/2018 10h23 | Atualizado em: 30/11/2020

SME_seminario_mes_negra_740_x_430.jpg

“O potencial da obra de Lima Barreto” foi o tema do IV Seminário Novembro Negro 2017. A atividade, organizada pela Divisão de Educação Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação (SME), ocorreu no último dia 28 de novembro, no auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove), campus Barra Funda.

A iniciativa teve o objetivo de promover uma reflexão sobre a literatura negra brasileira em diversas vertentes, a partir da obra de Lima Barreto e Luiz Gama. “Durante o mês de novembro, as Diretorias Regionais de Educação desenvolveram atividades de leitura, oficinas e apresentações culturais tendo por base a literatura de Lima Barreto e de seus contemporâneos”, explicou Vera Benedito, diretora no Núcleo de Educação Étnico-Racial, salientando a importância dos diversos aspectos culturais, sociais, políticos e culturais que o mundo da leitura pode oferecer aos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Também estiveram presentes, no evento, a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME, Leila Oliva, e o diretor do Núcleo Técnico de Currículo (NTC), Wagner Palanch.

Os participantes assistiram às palestras “Poéticas nos escritos de Luiz Gama: Paralelos com a Literatura de Resistência de Lima Barreto”, com Ligia Fonseca Ferreira, “A importância de ler e ensinar a obra de Lima Barreto”, com Luis Cuti Silva, no período da manhã, e “Benjamim, o Palhaço: a arte de viver em tempos difíceis”, com Heloísa Pires Lima e “Crianças precisam de Espelhos”, com Oswaldo Faustino, à tarde. Ao final de cada período, os participantes puderam fazer perguntas aos convidados.

Na parte cultural, houve apresentação da Academia Estudantil de Letras (AEL) Lima Barreto, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Brigadeiro Correia de Melo, DRE Itaquera e do espetáculo do grupo Agô – Performances Negras.

Sobre o homenageado – De origem humilde, Lima Barreto nasceu no dia 13 de maio, em 1881, no Rio de Janeiro, sete anos antes da Abolição da Escravatura, e morreu na mesma cidade em 1º de novembro de 1922, meses após a realização, em São Paulo, da Semana de Arte Moderna, que revolucionou as artes em geral. Viveu entre dois períodos problemáticos da nossa história: por um lado, cresceu sob os vestígios da indignidade humana marcada pela escravidão compulsória; e, por outro lado, despediu-se do mundo em um contexto de efervescência social, econômica, política e cultural.

Clique aqui para acessar a galeria de imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Emef Guilherme De Almeida “leituraço Indígena”

Estudantes da EMEF Guilherme de Almeida celebram agosto com o “Leituraço Indígena”

Publicado em: 25/08/2025 4h22 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Foto Pestalozzi

EMEI Pestalozzi promove reunião pedagógica inspiradora sobre inovação e compromisso na Educação Infantil

Publicado em: 25/08/2025 11h51 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Integrantes da roda de conversa

DRE Guaianases promove 9º VEM – Vozes Estudantis em Movimento

Publicado em: 25/08/2025 11h25 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Aulas De Zumba Movimento A Comunidade Do Ceu Alvarenga (1)

CEU Alvarenga oferece aulas de Zumba gratuitas para a comunidade

Publicado em: 25/08/2025 10h58 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Dia Da Família Do Cei Maria José Vasconcelos Mankel (1)

Dia da Família do CEI Maria José Vasconcelos Mankel é celebrado com visita ao Pico do Jaraguá

Publicado em: 22/08/2025 6h46 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

1 110 111 112 113 114 1.673