Notícias
Maio Amarelo na EMEF Giuseppe Tavolaro
Atividades enfatizaram a conscientização para um trânsito mais pacífico
Publicado em: 12/05/2017 16h56 | Atualizado em: 30/11/2020
Durante o mês de maio, em várias partes do mundo, acontecem ações de conscientização para um trânsito mais pacífico. Na Prefeitura de São Paulo, a iniciativa é chamada de Movimento Maio Amarelo e, nesta semana, os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Giuseppe Tavolaro estiveram engajados em trabalhar o tema com os seus estudantes.
A EMEF fica localizada na zona leste da capital e pertence à Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus. Lá, os alunos participaram de sessões de cinema com temática sobre educação para o trânsito, participaram de atividades lúdicas em pista fictícia na qual vivenciaram o papel de pedestre, motorista e semáforo de trânsito e aprenderam como atravessar uma via corretamente, a respeitar as sinalizações e a dirigir de forma segura e responsável.
Com o mesmo objetivo, os alunos brincaram em uma maquete de cidade. Utilizaram carrinhos em miniatura e percorreram interagindo com outros carros na pista. “As brincadeiras possibilitaram que as crianças compreendessem quais são as regras para conviver pacificamente no espaço urbano”, disse a Coordenadora Pedagógica Andrea Sarci.

Além das brincadeiras, atividades de pintura, distribuição de fitas amarelas e folders informativos fizeram parte das estratégias pedagógicas das professoras que atuam com os 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ciclo de Alfabetização na EMEF. Cerca de 330 estudantes participaram da ação.
Maio Amarelo – O “Maio Amarelo” é um movimento da Prefeitura de São Paulo realizado por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Gestão Democrática e Parcerias Intersecretariais, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte – SPTrans. É um convite para a reflexão sobre a importância da conduta adequada, prudente e exemplar no trânsito de cada cidadão – morador ou visitante, pedestre, ciclista, cadeirante, motociclista, condutor ou passageiro de carro, carga ou coletivo.
Ele foi idealizado com o objetivo de reduzir o número de mortes no trânsito e vai ao encontro das ações propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Secretária executiva pedagógica Maria Sílvia destaca perspectiva da Educação Integral no 67º Congresso Estadual de Municípios
Publicado em: 28/08/2025 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação
I Jornada Pedagógica do Ensino Fundamental, Médio e EJA mobiliza Rede Municipal com formações e troca de saberes
Publicado em: 28/08/2025 10h59 - em Secretaria Municipal de Educação
Chá Literário da EMEI Olandya Peres Ribeiro une leitura e culinária em experiência especial
Publicado em: 27/08/2025 6h22 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Curso que aborda interculturalidade e migrações na Rede Municipal está com inscrições abertas
Publicado em: 27/08/2025 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Arte e Sustentabilidade se Encontram na EMEF Milton Pereira Costa
Publicado em: 27/08/2025 5h05 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel