Notícias
Práticas Olímpicas da SME são compartilhadas em Seminário da USP
VII Seminário de Estudos Olímpicos contou com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Educação
Publicado em: 27/11/2017 16h17 | Atualizado em: 04/05/2021
Entre os dias 23 e 24 de novembro, profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) que trabalham com esportes olímpicos em Unidades Educacionais da Prefeitura de São Paulo apresentaram as suas práticas no VII Seminário de Estudos Olímpicos, evento promovido pelo Grupo de Estudos Olímpicos da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP).
O Seminário visou contribuir e enriquecer as discussões nacionais e internacionais, tendo como tema central o legado e desafios dos Jogos Olímpicos. A participação dos profissionais da SME se deu com a apresentação de pôsteres e apresentação oral.
A Diretora da Divisão de Esportes (DIESP) da Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral (COCEU) da SME, Profa. Maria Alice Zimmermann, fez apresentação oral com o tema “Atletas Olímpicos e Professores de Educação Física, narrativa biográfica muito além da prática esportiva” e participou da sessão de pôsteres com seu estudo “Educação Olímpica e Valores: uma proposta para além da educação física”.

Os Analistas de Esportes do Centro de Educação Unificado (CEU) Quinta do Sol, Letícia Boccia Martins e Luciano Estanislau, fizeram apresentação com pôster sobre o trabalho realizado em sua unidade. O tema foi “A Amizade como valor na prática do Vôlei Adaptado no CEU Quinta do Sol”.
A Professora de Educação Física Valníria Lopes de Sousa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dep. João Sussumo Hirata, apresentou os estudos que desenvolveu com o tema “Essa é sua – a experiência nas Olimpíadas Escolares do Município de São Paulo”.

Grupo de Estudos Olímpicos da Escola de Educação Física e Esporte da USP – Desenvolve pesquisas e ações que contribuem para preservação da memória do esporte olímpico brasileiro, desenvolvimento dos Estudos Olímpicos e fomento à educação olímpica no país.
Confira a galeria de fotos das participações da SME.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Secretária executiva pedagógica Maria Sílvia destaca perspectiva da Educação Integral no 67º Congresso Estadual de Municípios
Publicado em: 28/08/2025 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação
I Jornada Pedagógica do Ensino Fundamental, Médio e EJA mobiliza Rede Municipal com formações e troca de saberes
Publicado em: 28/08/2025 10h59 - em Secretaria Municipal de Educação
Chá Literário da EMEI Olandya Peres Ribeiro une leitura e culinária em experiência especial
Publicado em: 27/08/2025 6h22 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Curso que aborda interculturalidade e migrações na Rede Municipal está com inscrições abertas
Publicado em: 27/08/2025 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Arte e Sustentabilidade se Encontram na EMEF Milton Pereira Costa
Publicado em: 27/08/2025 5h05 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel