Notícias

Prefeitura foca na aprendizagem e paga prêmio 14% maior que ano passado

A Prefeitura de São Paulo paga nesta sexta-feira (29/8) a primeira parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE) de 2025

Publicado em: 29/08/2025 10h12 | Atualizado em: 29/08/2025

 

Prêmio considera a garantia das aprendizagens

Para as escolas de ensino fundamental e médio, 40% da composição do prêmio refere-se à assiduidade individual do servidor, 10% à frequência dos estudantes e 50% à evolução de aprendizagens da escola. Ou seja, o maior peso está, justamente, no desempenho obtido em sala de aula. É a primeira vez em que a Prefeitura vai pagar um prêmio (PDE) com foco nas aprendizagens, com garantia de alfabetização na idade certa e participação nas avaliações externas, assegurando oportunidades iguais a todos os alunos.

Mais que isso, o prêmio também estimula a redução das desigualdades educacionais: na segunda parcela, haverá um adicional para as escolas que mais avançarem nas aprendizagens coletivas sem deixar ninguém para trás, ou seja, garantindo não apenas que a média da escola aumente, mas que haja redução no número de estudantes abaixo do básico, grupo com a menor proficiência.

O valor, do PDE, de R$ 206 milhões contempla 88 mil servidores e é 14% superior ao pago em 2024. O segundo repasse ocorrerá até abril de 2026. O valor total pago aos servidores, somadas as duas parcelas, é de R$ 7.800. Para gestores de escolas de ensino fundamental e médio, esse total pode chegar a R$ 12.700. Além disso, todos aqueles que não tiverem nenhuma ausência computada receberão um adicional de R$ 1.800 ao ano.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, é fundamental diminuir a porcentagem de estudantes que estejam com nível de aprendizado abaixo do básico. “Tal combinação é uma inovação importante e pouco comum, mesmo em modelos de remuneração deste tipo em outras redes de ensino do Brasil. Assim, a Prefeitura de São Paulo inova ao priorizar também a redução das desigualdades de aprendizagem entre os estudantes”, afirmou.

Na pré-escola, uma etapa obrigatória de ensino no Brasil, também haverá premiação pela frequência das crianças. É um reforço do compromisso da Prefeitura com uma série de ações para garantir a permanência das crianças na escola, reduzindo a evasão.

Confira mais notícias sobre o PDE:

Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional – PDE

Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Whatsapp Image 2025 09 04 At 13.02.46 (5)

Prefeitura inaugura CEMEI com dispositivos que reduzem despesas com água e luz

Publicado em: 04/09/2025 3h14 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Whatsapp Image 2025 09 03 At 16.39.34

Estudantes da Rede Municipal são premiadas com viagem para Portugal em concurso do Museu Catavento

Publicado em: 04/09/2025 9h44 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Tamanho Site (3)

Cores da Natureza despertam criatividade na EMEF Cláudio Manoel da Costa

Publicado em: 03/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Tamanho Site (2)

EMEF Irineu Marinho promove o Dia da Não-Violência na Escola

Publicado em: 02/09/2025 5h01 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Whatsapp Image 2025 09 02 At 16.38.08

Núcleo de Gênero e Diversidade da SME abre inscrição para vaga na equipe

Publicado em: 02/09/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

1 105 106 107 108 109 1.673