Notícias

Comunidade vira “griô” no CEI Jardim Luso e compartilha histórias com bebês e crianças

Projeto “Conta Comigo” aproxima gerações por meio da oralidade e da literatura, fortalecendo a formação de pequenos leitores

Publicado em: 11/11/2025 17h30 | Atualizado em: 12/11/2025
Bebês, crianças, educadoras e famílias no protejo "Conta Comigo" Griô Cei Jardim Luso

Inspirado na tradição africana dos griôs, guardiões da memória e da cultura de seus povos, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Luso, na zona Sul da capital, realiza o projeto “Conta Comigo” com bebês e crianças do Berçário II, com idade entre 2 e 3 anos. A iniciativa, que começou em setembro e segue até o final do ano, é de autoria das professoras Cintia Aparecida Siqueira D’avansso e Fernanda Medeiros Costa Silvério. 

Sempre nas tardes durante a semana se reúnem com famílias, funcionários, comunidade e até com quem já frequentou a unidade quando pequeno, para encontros que unem afeto, literatura e troca de experiências.

A cada semana, um convidado especial — carinhosamente chamado de “griô” — conta histórias ou lê livros para o grupo, reforçando o vínculo entre gerações e valorizando a oralidade como forma de aprendizagem. Já participaram, por exemplo, a avó do Bento, Rosângela; a funcionária da cozinha, Lidinês; o pai do Rhavi; as crianças que já frequentaram a unidade, como Arthur, hoje com 10 anos, e Bernardo, atualmente com 8 anos; além da assistente de direção, Conceição. 

Também marcaram presença a Dona Maria, de 80 anos, vizinha do CEI há duas décadas; a equipe de saúde bucal da UBS Jardim Miriam II; integrantes da ONG Pagode na Disciplina; e membros da Guarda Civil Municipal (GCM). Cada griô é recebido com um boton personalizado do projeto como lembrança da participação.

Entre os griôs convidados, a integrante do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), Eva Aparecida dos Santos, contou que a experiência foi desafiadora e transformadora, especialmente por ser a primeira vez que leu para crianças tão pequenas. “A vivência permite aos adultos perceberem a importância da leitura literária para o desenvolvimento das crianças”, destacou.

O ciclo de encontros no CEI Jardim Luso terminará com um grande piquenique no quintal da escola, reunindo todas as crianças e os griôs que compartilharam suas histórias. Em 2026, a expectativa é ampliar a ação para toda a unidade, fortalecendo ainda mais a formação dos pequenos leitores e a integração entre comunidade e escola.

Veja, abaixo, a galeria de imagens:

Acompanhe todas as notícias da Rede Municipal.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
«1 2 3 1.642