Notícias

Programa “Café com o Prefeito” estreia valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino

Iniciativa vai reunir diretores, professores, representantes das DREs, estudantes e famílias para dialogar sobre políticas públicas para educação

Publicado em: 20/08/2025 10h58 | Atualizado em: 20/08/2025

 

Whatsapp Image 2025 08 20 At 10.25.50 (2)

Pais, estudantes do ensino fundamental, diretores regionais, diretores de escola, supervisores de ensino, coordenadores e professores alfabetizadores reunidos em uma grande sala em uma mesa em formato de U. Seria uma reunião de pais e mestres, certo? Mais do que isso. Um diálogo aberto e escuta ativa.

O encontro foi o cenário da estreia do Programa “Café com o Prefeito”, realizado nesta terça-feira (19/8) na Prefeitura de São Paulo. Durante 90 minutos, o prefeito Ricardo Nunes, ao lado do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e da secretária executiva de Planejamento e Eficiência, Cibele Molina ouviu pacientemente os 30 convidados para tratar de educação.

O primeiro encontro debateu a temática: “Alfabetização como Prioridade: avanços, desafios e papel das famílias e da escola”. O cronograma também incluiu outros três encontros que irão contemplar a participação das unidades das regiões das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Na estreia, marcaram presença também as diretoras regionais Regina Collazo da DRE Campo Limpo, Luci Batista da DRE Penha, e Marcia Marques da DRE Itaquera.

O objetivo é promover um espaço permanente de escuta e diálogo entre a Prefeitura e a comunidade escolar, valorizar a experiência e o protagonismo dos estudantes e profissionais que vivem o dia a dia nas unidades, visando construir coletivamente propostas e encaminhamentos que fortaleçam a qualidade e a equidade da educação pública.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação pública participativa, inclusiva e centrada na escuta ativa das comunidades escolares. Agradeço a participação de pais, gestores e professores. Como dizia o arcebispo Dom Hélder Câmara, se todos formos capazes de sonhar juntos, então teremos a solução. No nosso caso, em busca de uma educação de qualidade, que é um direito dos nossos estudantes”, enfatizou Padula.

Participaram famílias e estudantes da EMEF José Carlos de Figueiredo Ferraz, EMEF Silvio Fleming, EMEF Prof. Maestro Alex Martins Costa, EMEF Anália Franco Bastos e EMEF José Bonifácio. Professores que atuam nas seguintes unidades: EMEF Águas de março, EMEF Eduardo Prado, EMEF Francisco Alves Mendes Filho, EMEF Vicentina Ribeiro da Luz, EMEF Brigadeiro Correia de Mello, EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão, EMEF José Querino Ribeiro e EMEF Lina da Costa Couto.

Também marcaram presença diretores da EMEF José Olympio Pereira Filho, EMEF Nipo Brasileira, EMEF Teresa Margarida da Silva e Orta e EMEF Jorge Americano. Além da coordenadora pedagógica da EMEI Jardim Novo Santo Amaro.

Confira mais imagens do encontro:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Abao3gg7c2qo44bz5mvlqunr3ohfta

Inscrições para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira terminam amanhã

Publicado em: 02/09/2025 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (13)

Olimpíadas Estudantis: Rugby Tag movimenta CEU Meninos com mais de 300 estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 01/09/2025 12h14 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Estudante do Projeto Imprenssa recebe autógrafo do autor Valter Hunior.

Secretarias Municipais se unem para promover o II FLI Sampa

Publicado em: 01/09/2025 11h55 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Tamanho Site (1)
Tamanho Site
1 105 106 107 108 109 1.672