Notícias

Grêmio Estudantil da EMEF Tereza Setuko Koshimae Hatori organiza campanha para ajudar animais abandonados

Projeto era uma das promessas de campanha da chapa eleita “Juntos Podemos Mais

Publicado em: 05/12/2024 15h45 | Atualizado em: 05/12/2024
Três estudantes com uniforme da Prefeitura de São Paulo olham para a câmera enquanto brincam com gatinhos

Os estudantes do Grêmio Estudantil “Juntos Podemos Mais”, da EMEF Tereza Setuko Koshimae Hatori, organizaram uma campanha em 2024 para ajudar animais abandonados na comunidade. A ação foi uma das promessas de campanha do Grêmio eleito no começo do ano e uniu a sustentabilidade e proteção aos animais domésticos. 

O projeto solidário, que começou logo após as eleições em maio deste ano, consistiu em uma campanha de arrecadação de tampinhas plásticas e lacres de latinhas de alumínio que seriam entregues à uma Organização não governamental (ONG) próxima da unidade e convertidos em ração, medicação e estrutura para o acolhimento de gatos abandonados. 

Como forma de incentivar ainda mais a participação de toda a comunidade escolar, foi organizada uma competição em que as sala que levassem a maior quantidade de tampinhas e lacres ganharia uma visita ao Parque do Ibirapuera. A campanha foi um sucesso e a escola conseguiu reunir mais de 150 kg de materiais recicláveis até o final de novembro.

A iniciativa surgiu durante as eleições dos grêmios realizadas no início de 2024. A unidade organizou um debate em que cada chapa teve a oportunidade de apresentar as suas propostas e o auxílio aos animais abandonados em regiões próximas à escola veio à tona e chamou a atenção dos estudantes. 

Os estudantes e professores da unidade já realizavam ações por conta da grande quantidade de animais abandonados que apareciam nas proximidades. Isso envolvia os próprios estudantes levarem ração de casa ou os professores levarem os animais para abrigos próximos. 

Após o término da arrecadação, os estudantes levaram parte dos materiais arrecadados para o abrigo de animais mais próximo da escola, o Abrigo Anjo Gabriel, e converteram outra parte em ração que foi doada.

A professora Patrícia Melo, responsável por ajudar os estudantes gremistas, explicou que a campanha teve um resultado positivo tanto na ajuda aos animais quanto na mentalidade das próprias crianças e adolescentes. “A sustentabilidade e preservação do meio ambiente está na mentalidade dos estudantes, mesmo depois do fim da campanha, eles seguem levando os materiais recicláveis (tampinhas e lacres) para a escola”, apontou. 

Educação ambiental

A Secretaria Municipal de Educação (SME) conta com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), que busca  articular suas ações com o Currículo da Cidade em uma perspectiva interdisciplinar, destacando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as Matrizes de Saberes, a fim de potencializar as formações continuadas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo para que, colaborativamente, as discussões socioambientais cheguem às Unidades Educacionais.

A Rede Municipal também conta com um currículo específico voltado para a Educação Ambiental. O documento traz experiências das unidades educacionais da rede e dialoga com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Whatsapp Image 2025 09 04 At 13.02.46 (5)

Prefeitura inaugura CEMEI com dispositivos que reduzem despesas com água e luz

Publicado em: 04/09/2025 3h14 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Whatsapp Image 2025 09 03 At 16.39.34

Estudantes da Rede Municipal são premiadas com viagem para Portugal em concurso do Museu Catavento

Publicado em: 04/09/2025 9h44 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Tamanho Site (3)

Cores da Natureza despertam criatividade na EMEF Cláudio Manoel da Costa

Publicado em: 03/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Tamanho Site (2)

EMEF Irineu Marinho promove o Dia da Não-Violência na Escola

Publicado em: 02/09/2025 5h01 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Whatsapp Image 2025 09 02 At 16.38.08

Núcleo de Gênero e Diversidade da SME abre inscrição para vaga na equipe

Publicado em: 02/09/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

1 104 105 106 107 108 1.672