Notícias
EDUCOM marca presença no III Encontro Brasileiro de Governo Aberto
Núcleo de Educomunicação apresenta sua trajetória como proposta de gestão democrática
Publicado em: 07/12/2018 18h28 | Atualizado em: 30/11/2020
Nos dias 4 e 5 de novembro, aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil o III Encontro Brasileiro de Governo Aberto III. O evento reuniu especialistas, ativistas e representantes do poder público do Brasil e de países da América Latina para o debate de propostas e apresentação de iniciativas para modernizar o acesso de dados públicos pela sociedade.
O Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Carlos Lima, a convite da Secretaria Municipal de Gestão, apresentou, no evento, a trajetória do Núcleo, marcada pela participação dos estudantes para uma comunicação democrática e para a promoção da Cultura de Paz na comunidade escolar.
Política pública de Educação instituída como Lei Municipal 13.941 – Programa Educom – Educomunicação pelas Ondas do Rádio, a proposta é desenvolvida há quase 18 anos nas escolas municipais da capital paulista. O projeto Educom.Rádio iniciou suas ações para o combate à violência na escola por meio da Rádio Escolar. Como Programa Nas Ondas do Rádio – portaria SME-5792/09, ampliou suas possibilidades pedagógicas na escola, com a participação dos estudantes em projetos de Educação Integral em tempo Integral que abordam diferentes linguagens. Agora como Núcleo EDUCOM, setor dedicado ao desenvolvimento da Educomunicação, participa da implementação do Currículo integrando a proposta de Educomunicação às diferentes áreas do saber.
Para Carlos Lima, “o caminho para promover a cultura de participação dos estudantes na escola pública passa pela formação dos educadores”. Ainda segundo o coordenador, “é na formação que os mecanismos e conhecimentos sobre processos de comunicação utilizados pelas novas gerações podem ser compreendidos e, assim, tornarem-se aliados na mobilização dos estudantes para a construção de conhecimentos significativos”.
Atualmente o Núcleo de Educomunicação oferece uma média de 2 mil vagas por ano em 15 cursos e formação EAD para 1 mil estudantes que desenvolvem o Programa Imprensa Jovem.
O III Encontro Brasileiro de Governo Aberto trouxe a perspectiva de que a participação, o controle e a intervenção na sociedade são fundamentais na manutenção de um estado democrático. Neste sentido, a Educomunicação tem papel importante nas políticas de Governo Aberto, já que contribui para o fortalecimento do diálogo”, aponta Carlos.
Acesse a apresentação – Educomunicação e Gestão Democrática
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Crianças do CEI Aparecida das Graças Roseira levam suas vozes à Rádio Comunitária do Heliópolis
Publicado em: 11/09/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Educavest organiza simulado preparatório para vestibulinho
Publicado em: 10/09/2025 3h49 - em Secretaria Municipal de Educação
Inaugurado na Cidade Ademar, CEU Silvio Santos honra apresentador e valoriza música, circo, artes cênicas e audiovisual
Publicado em: 10/09/2025 1h04 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Feira Literária na EMEI Compositor Silvio Caldas foi marcada por reflexões e diálogos sobre a Educação Antirracista
Publicado em: 10/09/2025 7h58 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Parelheiros recebe o 2° Polo da FTM Expandida com aulas de dança e música
Publicado em: 09/09/2025 3h55 - em CEU e COCEU