Notícias
Festival de Literatura São Miguel na EMEF Euzébio Rocha Filho
Iniciativa envolveu estudantes, professores e a comunidade
Publicado em: 21/12/2017 14h04 | Atualizado em: 30/11/2020
Entre os dias 7 e 12 de novembro foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Euzébio Rocha Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, o “Festival de Literatura São Miguel’, tendo como tema “Letras Pretas: poéticas de corpo e liberdade”, uma idealização da Fundação Tide Setúbal com a DRE São Miguel, em parceria com as professoras de sala de Leitura Alinny Natashe e Osmarina Oliveira e com a participação de toda a equipe escolar.
Na semana que antecedeu o evento, todos os dias foram realizadas leituras compartilhadas de livros relacionados ao tema. O evento foi iniciado com a Calçada Literária, onde poesias foram recitadas pelos alunos e livros foram distribuídos e pendurados em árvores. Os alunos participaram também do projeto “Mural Graffiti”.
No decorrer dos dias, foram realizadas apresentações de peças teatrais, danças, roda de capoeira, hip hop, oficinas de abayomis, sarau, workshop de turbante com Marilene Mendes, jogo de mancala com o Prof. Isaque e apresentação de bandas e fanfarra com o Prof. Edson.
As salas foram montadas com diversos documentários a respeito do tema “Ser Negro” e foram realizadas rodas de debates. O evento ainda contou com a participação da Fabrica de Cultura Vila Curuçá, com contação de histórias, oficina de fanzine e apresentação de violão. Também estiveram presentes a CIA das Marias e Lili Flor com Paulo Pixú, que cantaram e declamaram lendas africanas, além da presença da escritora Debora Garcia, que fez uma palestra, declamou poesias e cantou.
A finalização do evento aconteceu com o Dia da Família na escola, ocasião em que foi prestigiado o trabalho realizado e realizado o lançamento do livro “Bela, a Garota nos Contos de Fadas”, escrito pela aluna Leticia Mirallas, 11 anos, do 5ºC, com a colaboração das amigas Anabel Brigido e Raíssa Ferreira e ilustrações produzidas pelos alunos do 4ºA, Raíssa Ferreira, Michelli da Silva e Kaique Martins, orientados pela Prof. Osmarina Oliveira (POSL) e pela Coordenadora Cristina Aro.
No dia, também ocorreu o lançamento do Jornal do Euzébio, produzido pelos alunos da Imprensa Jovem sob orientação da Prof. Vanessa M. Soati, Prof. Denise Moura e Prof. Nilton Nunes. A publicação traz um resumo de tudo que foi trabalhado, além de resenhas e artigos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Setembro Verde: Secretaria Municipal de Educação promove ações para ampliar diálogo sobre inclusão
Publicado em: 16/09/2025 3h40 - em Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para vestibulinho da ETEC com mais de 1.800 vagas nos polos dos CEUs
Publicado em: 16/09/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação
Semana de Alfabetização MOVA-SP têm início em São Paulo
Publicado em: 15/09/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação
SME inicia trabalhos do GT “Aprender e Ensinar nas Adolescências”
Publicado em: 15/09/2025 11h44 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Quintais de Brincadeira” movimenta a EMEI Manoel Soares Neiva com experiências lúdicas
Publicado em: 15/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga