Notícias
SME aplica Prova Semestral 100% digital a 190 mil estudantes do ensino fundamental
Avaliação faz parte do sistema que mensura os índices de aprendizagem na Rede Municipal
Publicado em: 24/08/2022 15h13 | Atualizado em: 24/08/2022
Depois da Prova SP, a Secretaria Municipal de Educação volta a aplicar uma nova avaliação diagnóstica, a Prova Semestral, no formato 100% online. A aplicação, feita pelas próprias escolas por meio dos tablets distribuídos aos estudantes e do Laboratório de Educação Digital (LED), foi iniciada no dia 8 de agosto e segue até a próxima sexta-feira (26).
Estão sendo avaliados cerca de 190 mil estudantes, matriculados nos 3º, 6º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Os alunos dos 3º anos respondem questões de língua portuguesa, matemática e ciências naturais. Já os dos demais anos, além dessas provas, têm, ainda, a avaliação de ciências humanas.
Cada uma das disciplinas é abordada em um caderno com 26 questões. Embora diferentes, os cadernos têm dificuldade equivalente e podem ser comparados, graças à metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item). Todas as avaliações e itens foram elaborados pela COPED/ NTA, departamento da própria SME. Há versões das provas em Libras para alunos surdos e audiodescrição para alunos com cegos.
A escola tem liberdade para aplicar as avaliações no dia que desejarem. Além dos tablets, os gestores e professores podem utilizar os computadores dos laboratórios de informática das escolas.
A Prova Semestral está sendo aplicada depois de seis meses da Prova SP e vai apontar os índices de proficiência em cada uma das disciplinas adquiridos pelos estudantes desde o início do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal. Com os resultados, será possível comparar o aprendizado por estudantes por turma, série, escola e Diretoria Regional.
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Relacionadas
Projeto “Quintais de Brincadeira” movimenta a EMEI Manoel Soares Neiva com experiências lúdicas
Publicado em: 15/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Canteiro dos Pais: um espaço que promove acolhimento e integração familiar na EMEF Visconde de Taunay
Publicado em: 12/09/2025 3h59 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Hortas pedagógicas transformam rotina de estudantes da Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 12/09/2025 3h36 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretários destacam avanços na educação em podcast da rádio CBN
Publicado em: 11/09/2025 3h50 - em Secretaria Municipal de Educação
Professora da Rede Municipal com doutorado em Tecnologia Nuclear transforma aula de Ciências em investigação e descobertas com foco no protagonismo estudantil
Publicado em: 11/09/2025 11h59 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro