Notícias

Centro de Educação Infantil Joaquim Tomé Filho desenvolve estratégia de contação de histórias para bebês e crianças utilizando objetos do cotidiano

Na quarentena, as histórias podem ser um momento de conexão e interação entre adultos, bebês e crianças

Publicado em: 31/07/2020 17h13 | Atualizado em: 30/11/2020
Uma sequência de 3 imagens apresenta a Professora Nathália realizando uma contação de histórias com objetos do cotidiano

Com o afastamento social causado pelo Covid-19 (Coronavírus), um novo desafio surgiu para a educação, como elaborar propostas pedagógicas online que mantenham o vínculo com as crianças e as famílias. O Centro de Educação Infantil (CEI) Ver. Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, desenvolveu uma estratégia de contação de histórias com uso de objetos para bebês e crianças.

No espaço físico da escola, bebês e crianças sempre participaram de momentos de leitura com acesso a materiais diferenciados que diversificam a linguagem das histórias e incentivam o prazer pela leitura na infância. Ao ouvir as histórias, as crianças constroem sua própria cultura e conhecem o mundo, constituindo a imaginação, o pensamento, a comunicação e a linguagem. Tendo essa perspectiva, o CEI Thomé Filho resolveu levar essa vivência para o dia a dia das famílias, incentivando a interação e a brincadeira com objetos do cotidiano.

As histórias são contadas em formato de vídeo com a participação da professora, retomando um vínculo visual importante com a criança, permitindo a aproximação e a produção de memórias com as famílias neste momento de isolamento social. Os vídeos produzidos são compartilhados de modo a construir uma produção coletiva.

Com essa proposta, é possível ressaltar a importância da leitura dentro da família e da construção cultural das crianças. A exploração de objetos comuns como parte do enredo das histórias na primeira infância também ajuda a construir capacidade imaginativa, a criatividade e até mesmo a sociabilidade de bebês e crianças.

Na quarentena, as histórias podem ser um momento de conexão e interação dos adultos e crianças, objetos como um secador de cabelo pode se transformar em um lobo mal que solta vento. Enquanto a professora aparece no vídeo guiando a contação com histórias das quais as crianças já estão acostumadas e organiza-se com ações semelhantes apresentadas na unidade, a família cria uma ponte com a criança que assiste, incentivando-a com o uso de objetos, letras de músicas e outros elementos pertinentes a história.

De acordo a professora Nathália dos Santos, uma das responsáveis por essa iniciativa, as respostas têm sido interessantes.  “A parceria com as famílias por meio das devolutivas e da escuta se reflete no planejamento coletivo de nossa Unidade, ampliando as experiências e o repertório de leitura”, observa a professora.

 

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças estão sentadas no chão, elas assistem um homem que está de pé na frente delas tocando saxofone.

Professoras da EMEI Cidade Ademar III desenvolvem projeto de música com estudantes

Publicado em: 13/09/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Minifloresta Ceu Capão Redondo

CEU Capão Redondo ganha minifloresta com o apoio do projeto Formigas de Embaúba

Publicado em: 12/09/2023 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e um homem estão em uma horta. Eles estão de pé e o chão está com plantações.

Prefeitura de SP leva estudantes da Rede Municipal para Rolê Agroecológico em hortas da capital

Publicado em: 11/09/2023 3h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Estágio Butanta

SME promove segundo mutirão de contratação de estagiários

Publicado em: 11/09/2023 2h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com seis fotos, uma embiaxo na horizontal e outras cinco em cima. A de baixo mostra quatro bonecos encostados na parede. As de cima mostram meninas abraçadas com as bonecas da foto de baixo.

CEI cria bonecos para trabalhar diversidade com as crianças

Publicado em: 11/09/2023 1h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 100 101 102 103 104 1.479