Notícias

EMEF Irineu Marinho apresenta atividades em comemoração ao Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva

Evento contou com apresentação de músicas, exposição de trabalhos e relatos feitos pela comunidade escolar

Publicado em: 18/04/2018 10h00 | Atualizado em: 04/05/2021

irineu_740_X_430.jpg

No dia 14 de abril, em comemoração ao Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva, instituído pela Lei 15.034/11, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irineu Marinho, da Diretoria Regional de Educação Ipiranga (DRE Ipiranga), apresentou atividades desenvolvidas na unidade escolar que representam o conceito de Educação Inclusiva proposto no Currículo da Cidade de São Paulo.

Participaram do evento o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, a Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Renata Beluzio, o Diretor Regional de Educação do Ipiranga, José Waldir Gregio, a Supervisora Escolar, Debora Figueiredo, a equipe de gestão escolar da EMEF Irineu Marinho, composta por Selma Gouveia (Diretora), Lisandra Pingo e Rita de Cassia Ferreira (Coordenadoras Pedagógicas), Claziane Pereira de Lima (Assistente de Direção), as responsáveis pela Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Elisandra Zerbinatti e Vanessa Harumi, assim como pais e estudantes da unidade educacional.

A programação do evento, intitulada “Irineu para Todxs”, teve início com a apresentação de um vídeo onde o ex-aluno Anael de Sousa Oliveira (deficiência visual) se locomove pela EMEF Irineu Marinho apresentando os espaços de aprendizagem e convivência.

Em seguida, a Diretora da unidade, Selma Gouveia, falou sobre a Educação Inclusiva no Brasil. “A nossa luta é para que possamos, juntos, reafirmar o nosso compromisso com a educação e a inclusão de todos e todas neste país”, observou Selma.

As Professoras Vanessa e Elisandra, da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), explicaram o projeto de contação de histórias desenvolvido na EMEF. A escola possui duas Salas de Recursos Multifuncionais para realizar atendimentos a 21 crianças e adolescentes com deficiência.

Na sequência, a Sra. Antonia Helena, mãe do estudante Francisco Naylson (Síndrome de Down), do 9º ano, e e a Sra. Quitéria, mãe do estudante Rafael Tentor (Autista), do 5º ano, agradeceram pelo acolhimento e pelo trabalho desenvolvido com os estudantes na unidade.

O Secretário Municipal de Educação (SME), Alexandre Schneider, ressaltou o valor dos esforços para a construção de uma escola cada vez mais inclusiva. “Isso colabora para que nossos estudantes possam ter mais autonomia e entender que a coisa mais rica que a gente pode ter em uma sociedade é a diversidade”, comentou o Secretário.

O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Cid Torquatto, abordou os desafios e responsabilidades para a garantia de uma Educação Inclusiva na sociedade. “Só vamos conseguir evoluir na questão da Educação Inclusiva fazendo exercícios de discussão e reflexão sobre este assunto com as pessoas, no dia a dia. Temos que ter essa visão, essa responsabilidade de mostrar cada vez mais para o Brasil inteiro formas de se trabalhar com a Educação Inclusiva”, relatou Torquatto.

O Diretor Regional de Educação da DRE Ipiranga, José Valdir, agradeceu à comunidade escolar pela evolução do trabalho realizado na unidade ao longo dos últimos anos. “Temos orgulho de participar disso, de sentir a emoção de ver gente comprometida, pessoas que estão servindo muito bem a sua comunidade”, observou o Diretor.

O evento prosseguiu com o fala do ex-aluno Matheus, que agradeceu à escola pelo tempo em que estudou na unidade. Após os pronunciamentos, cerca de 30 estudantes dos 6ºs anos realizaram uma apresentação sobre a obra literária Morte e Vida Severina.

Em seguida, houve a apresentação em Libras da música Flor e Beija-flor (Henrique e Juliano) com estudantes do 2ª ano e do Projeto de Violão e Cultura, sob orientação dos Professores Pedro e Aline.

A turma dos 4º anos realizaram uma apresentação de dança chamada “Brincadeira de Menina” (MC Sofia), sob orientação das Professoras Viviane e Érika.

O evento foi finalizado com uma exposição visual com fotos dos trabalhos realizados, poemas e desenhos dos estudantes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de crianças pequenas participando de atividades de cuidado com plantas em um ambiente escolar. Nas imagens, educadoras acompanham as crianças enquanto eles regam hortaliças e observam plantas em vasos e canteiros. As crianças aparecem interagindo com a natureza de forma lúdica e educativa, utilizando regadores coloridos em um espaço ao ar livre.

Crianças descobrem a origem das frutas numa experiência educativa em Heliópolis 

Publicado em: 28/05/2026 11h28 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea tem inscrições prorrogadas

Publicado em: 27/05/2026 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Sala de aula com estudantes sentados em cadeiras realizando uma atividade escrita. Os estudantes estão concentrados, lendo e preenchendo folhas de exercícios. À frente da sala, há um quadro branco com anotações feitas pela professora, compondo um ambiente de estudo e preparação acadêmica.
1 8 9 10 11 12 1.674