Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove 5º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis que reuniu mais de 2.500 participantes

O objetivo é promover o protagonismo estudantil, a troca de experiências e o debate de questões importantes para a comunidade escolar

Publicado em: 11/12/2024 11h46 | Atualizado em: 11/12/2024

5º Encontro Municipal Dos Grêmios Estudantis

Na terça-feira (10) os estudantes gremistas das unidades educacionais de toda a Rede Municipal de Ensino de São Paulo se reuniram para o 5º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis que aconteceu no Centro de Eventos Pro Magno, zona norte da capital paulista, para promover o protagonismo estudantil, trocas de experiências e momentos de reflexão sobre importantes questões para promoção da gestão democrática e cultura de paz nas escolas. 

 O evento reuniu mais de 2.500 participantes, entre estudantes gremistas e educadores, com programações que incluíram oficinas e apresentações culturais que foram protagonizadas pelos gremistas. O show de abertura ficou por conta da banda da EMEF Humberto Dantas, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/ Brasilândia. As atividades culturais incluíram um show da Estudante Belita da EMEF Sebastião Francisco, apresentações de poesia com o Slam Grito Poético composto por estudantes das EMEFs da DRE Guaianases e o Slam Versos em Chamas composto pelas escolas da DRE Jaçanã/Tremembé. 

Uma das apresentações culturais também foi conduzida pela Banda Begbie da EMEF Antonia e Artur Begbie da DRE São Miguel. A programação também contou com salas temáticas com oficinas de questões importantes para o dia a dia da comunidade escolar. Cada estudante escolheu um tema para participar. Confira as temáticas que foram abordadas:

Sala 1: Alimentação Saudável – Conduzida por Renato e Andrea (CODAE), e CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo;

Sala 2: Diversidade e Inclusão – Conduzida por Anna Luísa de Castro (COPED), CIEJA Paulo Emílio Vanzolini, EMEF Plinio de Queiróz e EMEF M Boi Mirim II;

Sala 3: Educomunicação e Tecnologias – Conduzida por Carlos Lima (Imprensa Jovem), EMEF Marcos Melega e EMEF Profª Maria Alice Borges Ghion;

Sala 4: Esporte – Conduzida por Amanda Fusco e Camila Bonaldi (DIESP), EMEF Arthur Azevedo, EMEF Prof. Enzo Antônio Silvestrin e EMEF Pedro Teixeira;

Sala 5: Cultura – Conduzida por Júnior Suci e Bruno Canabarro (DIAC), EMEF Benedito Calixto, EMEF João da Silva e EMEF Olegário Mariano;

Sala 6: Gestão Democrática – Conduzida por Regiane Paulino (COCEU), EMEF Júlio de Oliveira, CEU EMEF Jaguaré e EMEF Dirce Genézio de Barros;

Sala 7: Grêmios pela Paz – Conduzida por Instituto Think Twice Brasil, CEU EMEF Prof. Antônio Carlos Rocha, EMEFM Rubem Paiva e EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão;

Sala 8: Meio Ambiente – Conduzida por Thabata e Anderson (UMAPAZ), EMEFM Prof. Linneu Prestes e EMEF Martins Francisco Ribeiro de Andrada;

Sala 9: Pautas Antirracistas – Conduzida por Eva Aparecida dos Santos (NEER), EMEF Prof. Alípio Correa Neto, EMEF Armando Cridey Riguetti e EMEF João de Deus Cardoso de Mello;

Sala 10: Territórios e Parcerias – Conzudiza por Karine (NISE), EMEF Humberto Dantas e EMEF Angelina Maffei Vita;

   Atualmente a Rede Municipal conta com 602 grêmios institutos, totalizando 100% das unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo as EMEFs, EMEBs, CIEJAs e EMEFMs.  O Programa Grêmios Estudantis foi instituído por meio do Decreto nº 58.840, de 3 de julho de 2019, para fortalecer a gestão democrática, o protagonismo estudantil e a cultura de paz conforme preconiza o Currículo da Cidade. 

    Em 2023, a Prefeitura de SP dobrou o valor de repasse para os grêmios de R$5 mil para R$10 mil para cada agremiação. O valor destinado é direcionado exclusivamente às ações dos grêmios. A proposta é que os estudantes gremistas dialoguem com os colegas, professores e equipe gestora, para definir a melhor forma de utilizar o dinheiro. No último ano todos os grêmios foram contemplados com um notebook para fortalecer as articulações. 

Projeto Chama na Solução – Grêmios pela paz

      Durante o evento também foram anunciados os Grêmios que foram premiados no projeto Chama na Solução que foi uma parceria entre a UNICEF, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Think Twice Brasil TTB que teve por objetivo promover o engajamento de crianças e adolescentes integrantes dos Grêmios Estudantis no enfrentamento das violências no contexto escolar e na construção da paz. 

     Os estudantes gremistas se engajaram na criação de soluções para problemas que os afetavam. O cronograma incluiu encontro e reuniões para levantamento dos problemas e debate das soluções. Foram cerca de 50 escolas participantes e cinco serão premiados com certificado e ajuda financeira para implementar as soluções desenvolvidas. 

Confira os projetos selecionados:

EMEF Alexandre de Gusmão: Grêmio Visão do Futuro – Projeto “Revelando o Invisível: como observar e apoiar crianças vítimas de violência escolar”

EMEF Des. Amorim Lima: Grêmio Amorim Lima – Projeto “Sente a paz desse lugar! Comunique-se sem violência!”

EMEF Irineu Marinho: Grêmio a Voz dos Estudantes – Projeto “Dia da Não-Violência na escola”

CEU EMEF Pera Marmelo: Grêmio Geração União – Projeto “A escola não me assusta”

EMEF Parque Boa Esperança II: Grêmio Força Jovem – Projeto “De bem com a vida”

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com quatro fotos de crianças pequenas participando de atividades de cuidado com plantas em um ambiente escolar. Nas imagens, educadoras acompanham as crianças enquanto eles regam hortaliças e observam plantas em vasos e canteiros. As crianças aparecem interagindo com a natureza de forma lúdica e educativa, utilizando regadores coloridos em um espaço ao ar livre.

Crianças descobrem a origem das frutas numa experiência educativa em Heliópolis 

Publicado em: 28/05/2026 11h28 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea tem inscrições prorrogadas

Publicado em: 27/05/2026 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Sala de aula com estudantes sentados em cadeiras realizando uma atividade escrita. Os estudantes estão concentrados, lendo e preenchendo folhas de exercícios. À frente da sala, há um quadro branco com anotações feitas pela professora, compondo um ambiente de estudo e preparação acadêmica.
Fotografia de uma carreta cor de rosa dentro de um espaço coberto.

CEUs vão receber projeto “Futuro Gamer: Hub Móvel na Quebrada”

Publicado em: 27/05/2026 11h09 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Crianças pequenas sentadas no chão de uma sala de aula assistem atentamente a uma projeção em tela. A imagem projetada mostra uma criança negra em destaque. O ambiente possui cadeiras e mesas amarelas, lousa verde ao fundo e cartazes pedagógicos fixados na parede, compondo um espaço escolar acolhedor e educativo.
1 8 9 10 11 12 1.673