Notícias

II Encontro dos Centros de Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo ocorre nesta sexta-feira (1)

Evento contará com rodas de conversas, apresentações culturais e lançamento oficial de projeto piloto sobre Holocausto e Genocídio

Publicado em: 01/12/2023 11h58 | Atualizado em: 01/12/2023
Arte com fundo azul onde se lê "II Encontro dos Centros de Educação em Direitos Humanos da RME". Abaixo, há uma listra na cor laranja. Na lateral esquerda há o desenho de um livro e linhas com círculos nas pontas.

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (COCEU – DIGP), promove, nesta sexta-feira (1), o II Encontro dos Centros de Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo, no teatro do CEU Casa Blanca.

Na ocasião, também ocorrerá o lançamento oficial do projeto piloto do Programa Internacional de Educação sobre o Holocausto e Genocído (IPHGE). 

Esta edição do evento vai permitir maior visibilidade à temática sobre as diversas violências em territórios vulneráveis. Também será possível conhecer amplamente as parcerias deste ano (Instituto Auschwitz, Instituto Vladimir Herzog e UNESCO), por meio de troca mediada por especialistas com objetivo de incentivar ações e fomentar ideias e reflexões que valorizem a Educação em Direitos Humanos. 

Durante o encontro, haverá roda de conversa sobre as questões relacionadas às violências e os papéis da Educação e da UNESCO; palestra sobre violações de direitos, identidades, vulnerabilidades, Educação em Direitos Humanos e Democracia; apresentações culturais; entre outras ações.

Projeto piloto na Cidade de São Paulo

Servidores do município de São Paulo da área internacional, da educação e dos direitos humanos compõem a equipe brasileira do projeto, coordenada pela UNESCO Brasil, juntamente com representantes dos museus do Holocausto de São Paulo e de Curitiba, e, nacionalmente, por representantes do Ministério de Educação (MEC).

Estes, irão implementar o projeto este ano, desenvolvendo-o ao longo de 2024, com recursos da UNESCO e das Secretarias envolvidas. 

O Programa Internacional de Educação sobre o Holocausto e Genocído (IPHGE) foi criado em 2015, pela UNESCO, com apoio do governo do Canadá e do Museu Nacional do Holocausto dos Estados Unidos (USHMM), com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o Holocausto e Genocídio e prevenir eventuais episódios brutais por meio da educação e cidadania. O Programa organizou workshops e formação às equipes internacionais, dando origem a iniciativas educacionais em 16 países.

Centros de Educação em Direitos Humanos

Em 2013, por meio da Portaria Intersecretarial nº 003 SMDHC-SME, foi criado um Grupo de Trabalho Intersecretarial entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e SME para criar o projeto denominado Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs), sendo coordenado pela SMDHC.

Os CEDHs estão presentes em quatro CEUs, sendo eles São Rafael, Jardim Paulistano, Pêra Marmelo e Casa Blanca, que são polos permanentes de trabalho e difusão de Educação em Direitos Humanos (EDH). Eles foram pensados para aproximar esses espaços educativos e a comunidade, abrindo espaço para discussão acerca de temáticas que, até àquele momento, estavam pouco presentes no currículo escolar.

Atualmente, o Currículo da Cidade abarca o proposto na Agenda 2030 da ONU por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e trabalha com os princípios da Educação em Direitos Humanos, tais como a comunicação não violenta e a cultura de paz, conceitos tão caros a todos nós, o que deve perpassar os saberes de todos os componentes curriculares estando em consonância com os três conceitos orientadores: a Educação Integral, a Equidade e a Educação Inclusiva e, também, com a Matriz dos Saberes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de crianças pequenas participando de atividades de cuidado com plantas em um ambiente escolar. Nas imagens, educadoras acompanham as crianças enquanto eles regam hortaliças e observam plantas em vasos e canteiros. As crianças aparecem interagindo com a natureza de forma lúdica e educativa, utilizando regadores coloridos em um espaço ao ar livre.

Crianças descobrem a origem das frutas numa experiência educativa em Heliópolis 

Publicado em: 28/05/2026 11h28 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea tem inscrições prorrogadas

Publicado em: 27/05/2026 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Sala de aula com estudantes sentados em cadeiras realizando uma atividade escrita. Os estudantes estão concentrados, lendo e preenchendo folhas de exercícios. À frente da sala, há um quadro branco com anotações feitas pela professora, compondo um ambiente de estudo e preparação acadêmica.
1 8 9 10 11 12 1.674