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Webinário debate inclusão escolar de crianças e jovens autistas
Evento acontece entre os dias 26 e 28 de abril e faz parte da programação do Abril Azul da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Publicado em: 22/04/2021 16h01 | Atualizado em: 22/04/2021Dentro da programação do Abril Azul criada pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, acontece entre os dias 26 e 28 de abril o webinário “O Estudante com Autismo e a Escola Regular: Implicações Conceituais e Práticas para a Ação Docente”. Organizado pela Divisão de Educação Especial (DIEE), o evento tem por objetivo oferecer um espaço para a reflexão crítica sobre a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com Ana Cláudia dos Santos Camargo, assistente técnica educacional da DIEE, os debates oferecerão uma abordagem multidisciplinar sobre o acolhimento de alunos com autismo na rede municipal de ensino, com visões de profissionais, pais e da comunidade escolar. Atualmente, cerca de 4,1 mil estudantes com TEA estão matriculados nas escolas municipais de São Paulo.
Ana Cláudia destacou que na abertura do webinário serão abordadas questões referentes à legislação e o papel do poder público no atendimento a essas crianças e jovens.
A primeira palestra, com o tema “Aspectos Legislativos que Permeiam a Vida das Pessoas com TEA”, será ministrada por Silvana Lucena dos Santos Drago, integrante da Comissão de Educação Especial do Conselho Municipal de Educação. Na sequência, haverá um debate com a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Sílvia Prin Grecco, que falará sobre “A Inclusão e Participação Social da Pessoa com TEA”.
A partir da perspectiva de alternar visões teóricas a experiências práticas, a programação do dia será encerrada com o relato de vivências na rede municipal, apresentadas por Gislaine Batista da Silva Rodrigues, coordenadora do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) de Guaianases, Alessandra de Moura da Silva, do Centro de Educação Infantil (CEI) Madre Paulina, e da professora de apoio e acompanhamento à inclusão Luciane Pereira de Amorim.
No dia 27 de abril, o foco será na discussão das percepções mais amplas da sociedade a respeito das pessoas com autismo, que serão abordadas na palestra “Reflexões sobre a Construção Sóciohistórica das Pessoas com TEA”, feita pelo professor da Faculdade de Educação e coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade (LePsis), Rinaldo Voltolini.
Na sequência, a arte-educadora e integrante do Grupo de Pesquisa da Educação Especial e Inclusiva (GPEEI) da Universidade Federal do ABC, Waleria Volk Magnani Rizzo, falará sobre “A Ampliação do Hiperfoco da Pessoa com Autismo por Meio da Ludicidade e do Brincar”. Waleria é mãe de uma criança autista matriculada na rede municipal de ensino.
O encerramento do webinário, no dia 28 de abril, será destinado mais especificamente ao debate a respeito das práticas pedagógicas adotadas na inclusão de crianças e jovens autistas. A primeira palestra, “Avaliação Neuropsicológica e Intervenção Clínica da pessoa com TEA”, será realizada por Lucileia Gonçalves Ferreira, neuropsicóloga e representante do GPEEI da Universidade Federal do ABC. O último debate, com o tema “Desafios e Possibilidades do TEA no Ensino Regular da Rede Estadual – Processo de Escolarização no Ensino Fundamental e Médio”, terá a participação de Erika Suzuki e Priscila Ariane, respectivamente coordenadoras de ensino fundamental e ensino médio da Escola Estadual Inah de Mello, em Santo André.
Links para os webinários:
Dia 26/05 | das 18h às 20h – Política e legislação sobre o Autismo
Abertura representante da DIEE: Cristhiane de Souza
Mediação: Luciana Nascimento Crescente Arantes
Palestra 1: Aspectos legislativos que permeiam a vida de pessoas com TEA
– Silvana Lucena dos Santos Drago – Conselheira do Conselho Municipal de Educação – Comissão de Educação Especial
Palestra 2: A inclusão e participação social da pessoa com TEA
– Silvia Prin Grecco – Secretária Municipal da Secretaria da Pessoa com Deficiência – SMPED
Palestra 3: Experiências e vivências… Para acolher uma criança na Educação Infantil, não desvie o Olhar
– Gislaine Batista da Silva Rodrigues – Coordenadora do CEFAI – Guaianazes
– Alessandra de Moura da Silva – Coordenadora do CEI Madre Paulina
– Luciane Pereira de Amorim – PAAI
Dia 27/04 | das 18h às 20h – Construção sóciohistória da pessoa com Autismo
Abertura do evento representante DIEE – Marineusa Medeiros
Mediação: Ana Claudia dos Santos Camargo
Palestra 1: Reflexões sobre a construção sóciohistórica das pessoas com TEA
– Rinaldo Votolini – Professor da USP e Coordenador do LEPSI
Palestra 2: A ampliação do hiperfoco da pessoa com Autismo por meio da ludicidade e do brincar
– Waleria Volk Magnani Rizzo – Arte-educadora e membro do Grupo de Pesquisa da Educação Especial e Inclusiva GPEEI – UFABC
Dia 28 | das 18h às 20h – Atendimento do estudante com Autismo: ensino regular e avaliação
Abertura do evento representante DIEE – Luciana Ferreira Xavier
Mediação: Celia Pereira Ramos Chaves
Palestra 1: Avaliação Neuropsicológica e Intervenção Clínica da Pessoa com TEA
– Lucileia Gonçalves Ferreira – Neuropsicóloga e membro do Grupo de Pesquisa da Educação Especial e Inclusiva GPEEI – UFABC
Palestra 2: Desafios e possibilidades do TEA no Ensino Regular da Rede Estadual – processo de escolarização no Ensino Fundamental e Médio
– Erika Suzuki – Coordenadora do Ensino Fundamental da EE Inah de Mello e membro do Grupo de Pesquisa da Educação Especial e Inclusiva GPEEI – UFABC
– Priscila Ariane – Coordenadora do Ensino Médio da EE Inah de Mello e membro do Grupo de Pesquisa da Educação Especial e Inclusiva GPEEI – UFABC
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