Notícias

Volta às Aulas – Mensagem aos Educadores

Assista à mensagem do Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita.

Publicado em: 11/02/2016 16h19 | Atualizado em: 04/05/2021



(Vídeo com legendas. Para ativar ou desativá-las, clique no botão  ou  após o início do vídeo)

Transcrição:

“Prezados educadores da Rede Municipal de São Paulo, estamos começando mais um ano e é sempre bom nós reiniciarmos o ano refletindo um pouco sobre o nosso ofício de educar.

Quero começar agradecendo a vocês por esse convívio durante o ano passado. Foi uma honra visitar as escolas, os nossos encontros, os nossos momentos de escuta, a nossa construção coletiva de um processo de aprendizagem que seja significativo na história dos nossos alunos.

Todos nós optamos em educar, porque nós acreditamos no ser humano. A gente acredita que, a partir de nossa ação, de nossa atuação, a gente é capaz de formar pessoas mais equilibradas, mais felizes, mais comprometidas consigo mesmas e com suas histórias, com a construção de suas histórias.

Eu queria, ao começar esse ano, pedir que vocês refletissem um pouco comigo sobre essa palavra, esse conceito: ressignificar. Todos nós educadores temos que reinventar a nossa maneira de educar. E ressignificar a nossa ação pedagógica, para que a gente não caia na rotina, para que a gente não seja engolido, talvez, por uma burocracia enorme que todos os dias tome conta de nós, nós diretores, supervisores, professores, professores coordenadores, funcionários, porque nós somos todos educadores.

E, ao ressignificarmos as nossas ações, nós seremos capazes de ajudar os nossos alunos a perceberem o quanto eles podem aprender. A gente pode ajudá-los a perceber que eles podem ser protagonistas das suas próprias histórias.

Eu me lembro de uma professora que eu tive, no antigo primário, que acabava as férias e ela voltava para o primeiro dia de aula, olhava pra gente e dizia assim: “Enfim, as férias acabaram”. Mas com uma alegria, e nós, alunos, olhávamos para ela e tínhamos a certeza de que ela gostava de estar ali. Que para ela era importante estar ali, que ela gostava de ser professora. Esse já é um sinal, que a gente passa para os nossos alunos, dizendo exatamente isso pra eles, cada um do seu jeito, mas “eu gosto de estar aqui, eu gosto de ser professor, de ser professora, eu gosto de trabalhar com gente, eu gosto de semear futuros, de acreditar que, da minha atuação, da minha ação, eu posso construir uma escola cada vez melhor”.

Eu espero que a gente possa trabalhar em muita harmonia esse ano. Nós vamos continuar escutando vocês, eu vou continuar visitando escolas, ouvindo ideias, sugestões. Eu não sou daqueles que acorda e tem uma ideia e quer implantar na rede no dia seguinte, pelo contrário. Eu só acredito no processo educativo que seja coletivo, que seja construído, que seja democrático. E tudo isso mostra que o caminho é estarmos juntos.

Que 2016 seja um ano maravilhoso para todos nós e que da nossa união, da nossa harmonia, do nosso trabalho, as crianças saiam ganhando e a gente possa olhar com orgulho para essa rede pública municipal, que é tão boa, olhar pra ela e dizer: ‘que ela continue cada vez melhor, porque eu faço parte dessa história’. Um bom ano para vocês”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educação Infantil é discutida pelas DREs da Zona Leste

Educação Infantil é discutida pelas DREs da Zona Leste

Publicado em: 02/03/2016 12h05 - em CEU e COCEU

Encontro regional pelos direitos da aprendizagem

Encontro regional pelos direitos da aprendizagem

Publicado em: 02/03/2016 9h08 - em CEU e COCEU

Cursos de Especialização em Educação Especial

Cursos de Especialização em Educação Especial

Publicado em: 01/03/2016 6h22 - em Educação Especial

Território CEU Tatuapé/Carrão ampliará possibilidades educativas na região leste

Território CEU Tatuapé/Carrão ampliará possibilidades educativas na região leste

Publicado em: 01/03/2016 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

São Paulo Integral já começou!

São Paulo Integral já começou!

Publicado em: 01/03/2016 4h29 - em São Paulo Integral

1 1.379 1.380 1.381 1.382 1.383 1.492