Notícias

Vídeos desmistificam o Transtorno do Espectro Autista no canal pedagógico da SME

Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi celebrado no domingo; escolas municipais da capital têm mais de 10 mil estudantes matriculados

Publicado em: 03/04/2023 14h12 | Atualizado em: 03/04/2023
Imagem com figura de várias crianças segurando faixas com dizeres sobre a conscientização sobre o Autismo.

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no último domingo (2), a Secretaria Municipal de Educação (SME) lança a partir de terça-feira (4) vídeos no canal pedagógico da SME/COPED/DIEE no Youtube em que o personagem fictício Vladi aborda o tema.

O objetivo é conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas especificidades. Muitas vezes é no espaço escolar que alguns indícios do TEA são identificados.

Atualmente a Rede Municipal de São Paulo possui 10104 estudantes com TEA. Conforme previsto em legislação municipal, a perspectiva da educação inclusiva se dá de forma transversal vão desde o professor da sala regular, passando por profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE), até os profissionais de saúde referência da região em que a unidade educacional está inserida.

Equipe da Educação Especial

Diferentes profissionais compõem a equipe da Educação Especial de cada uma das 13 regiões. Entre eles estão o Professores de Atendimento Educacional Especializado – PAEE; Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – PAAI; Auxiliar de Vida Escolar – AVE; e os estagiários.

O PAEE tem a missão de identificar possíveis barreiras que impedem a participação plena dos estudantes nos espaços educativos. O PAAI fica responsável pela formação continuada e de acompanhamento pedagógico às unidades educacionais.

O AVE é o profissional que oferecer suporte intensivo aos alunos que não têm autonomia para as atividades de alimentação, higiene e locomoção. Os estagiários, que cursam Licenciatura em Pedagogia, também apoiam os professores em sala de aula que tenham alunos da Educação Especial.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

CEU EMEF Paraisópolis

CEU EMEF Paraisópolis encerra semana especial cultural com desfile à fantasia e muita música

Publicado em: 28/02/2025 7h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Março Mulher Site

Março Mulher 2025 destaca o papel do Esporte Educacional na garantia das aprendizagens das meninas

Publicado em: 28/02/2025 5h12 - em Secretaria Municipal de Educação

carnaval

CEUs de São Paulo terão programação especial durante o feriado de Carnaval

Publicado em: 27/02/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Potenciais educativos
FOTOGRAFIA DO Bebeteca Tiquatira

Prefeitura de São Paulo inaugura 13ª bebeteca da cidade no CEU Tiquatira

Publicado em: 26/02/2025 4h03 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.499