Notícias
Veja como foi a construção do novo Currículo na cidade de São Paulo
Documento compartilha a experiência de atualização e implementação curricular para o Ensino Fundamental a partir da BNCC
Publicado em: 14/08/2019 17h07 | Atualizado em: 30/11/2020
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) compartilha a publicação “O Currículo da Cidade de São Paulo” que traz um relato da experiência paulistana de traduzir as definições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em um currículo com a cara da rede, além de dar início à sua implementação.
O intuito dessa publicação é compartilhar aprendizagens – sistematizar etapas, detalhar estratégias bem sucedidas, ressaltar fatores críticos e antecipar pontos de atenção que podem ser úteis a outros gestores da educação. A experiência de São Paulo pode oferecer referências a outras grandes cidades e também a redes estaduais, estejam elas nas fases de elaboração ou implementação do currículo à luz da BNCC.
A obra foi elaborada pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), da Fundação Getulio Vargas, em cooperação com a SME-SP e apoio da Fundação Lemann.
Histórico
No dia 15 de dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular teve aprovado o seu texto final. Pela primeira vez, o país passou a ter um documento normativo que define o conjunto de conhecimentos essenciais que todos os alunos devem desenvolver, progressivamente, ao longo da Educação Básica. Na mesma data da aprovação da Base Nacional, o município de São Paulo lançou o seu Currículo da Cidade, o novo documento orientador da rede para o Ensino Fundamental. A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo foi uma das primeiras do país a realizar sua revisão curricular à luz da BNCC, levando em conta a 3ª versão da Base Nacional.
A atualização do currículo municipal foi feita durante o ano de 2017 e a implementação teve início logo no início de 2018; sua construção se deu de maneira colaborativa, envolvendo:
- 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) que compõem a rede, atuando como braços da Secretaria, nas várias regiões da cidade, ao longo de todo o processo.
- 304 professores que participaram dos Grupos de Trabalho (GTs) para redação do currículo, representando os 31.610 educadores do Ensino Fundamental no município. Quase metade deste total também respondeu a uma pesquisa online para ajudar a compor a estrutura do documento.
- 43.655 estudantes – 10% do total de alunos do Ensino Fundamental da rede – que, por meio de uma pesquisa, forneceram informações sobre que escola gostariam de ver refletida no currículo.
- 21 consultores externos que assessoraram a escrita do documento.
- 8 especialistas (pelo menos) que fizeram a leitura crítica do novo currículo, antes que fosse finalizada a sua redação.
Clique aqui e acesse o documento
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Oferta de alimentação especial cresce 17% na Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Terceiro encontro do “Café com Prefeito” marca diálogo sobre tecnologias e o contexto educacional na era digital
Secretaria Municipal de Educação
Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAIs) recebem homenagem na Câmara Municipal pelo compromisso com a educação inclusiva
Étnico-Racial
SME lança materiais que fortalecem ações antirracistas nas escolas municipais
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEI Antonio Bento recebe apoio para fortalecer ações de educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Mostra de Educação para as Relações Étnico-Raciais mobiliza cerca de 2 mil estudantes nos CEUs
Relacionadas
Prorrogadas inscrições para Especialização em Ciências e Tecnologia – UFABC/UAB
Publicado em: 01/09/2014 4h05 - em CEU e COCEU
UFF prorroga prazo de inscrições para especializações oferecidas por meio da UAB
Publicado em: 14/08/2014 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Aulas inaugurais da UAB
Publicado em: 14/08/2014 10h29 - em CEU e COCEU