Vai e Volta – Nota de Esclarecimento

Acesse também os documentos que normatizam o novo formato e saiba mais sobre o Programa

Publicado em: 09/09/2016 14h52 | Atualizado em: 30/11/2020

vai_e_volta_740_x_430.jpg

Sobre as mudanças no serviço de Transporte Escolar Municipal Gratuito (Vai e Volta) da cidade de São Paulo, a Prefeitura esclarece:

• Para regularizar a situação do transporte escolar, que operou por
contrato emergencial cerca de dez anos na cidade, a Secretaria de Transportes publicou, em novembro de 2015, o edital de Regulamento de Credenciamento nº 01/2013, abrindo o credenciamento para os condutores.

• Agora, a remuneração dos condutores é feita por criança transportada, em valor fixo. Os condutores terão seu serviço reajustado com base na inflação (IPC/Fipe), cuja data-base é maio. O novo modelo traz mais eficiência e melhor qualidade aos serviços prestados.

• Também no novo modelo, o Departamento de Transportes Públicos (DTP), da Secretaria Municipal de Transportes, credencia os condutores e a família “contrata”, ou seja,
escolhe o condutor que considerar mais adequado. Isso permite à família avaliar o atendimento do condutor. Os nomes desses condutores estão afixados em listas nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

• Esse formato dialoga com o desejo da atual administração da cidade por prestar um serviço público com mais e melhor qualidade.

• Em 27 de janeiro, no entanto, o Tribunal de Contas do Município (TCM) suspendeu o credenciamento e solicitou informações ao Departamento de Transportes Públicos (DTP).

• Após os esclarecimentos, no dia 3 de fevereiro, o TCM autorizou a continuidade dos trabalhos. Só a partir desta data é que o processo prosseguiu. Com isso, no início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino (RME) – 11 de fevereiro – muitas famílias ainda não tinham tido tendo hábil de escolha dos condutores para seus filhos.

• Não há período determinado para cadastramento. Até 28 de janeiro, 2.392 condutores estavam habilitados para as atividades do transporte escolar. Em 2015 foram 2.134 condutores.

• No ano passado, 75.574 crianças utilizaram o serviço. Este ano, até 30 de junho, 79.429 estão cadastradas. A estimativa para este ano, com base em dados de 28 de janeiro, é que 2.392 condutores atuem no transporte escolar, contra 2.134 (dezembro/2015).

• Nenhuma criança que tenha direito ficará sem o transporte escolar. As secretarias municipais de Transporte e Educação trabalham para normatizar o atendimento o mais rápido possível.

Quadro comparativo do Vai e Volta

Contrato emergencial

Credenciamento

Contrato

Precariedade contratual

Insegurança jurídica

Insegurança financeira

Estabilidade contratual

Segurança jurídica

Segurança financeira

Prazo

Até 180 (cento e oitenta dias)

Inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses (5 anos), nos termos da Lei nº 8.666/1993

Reajuste

Não há

Anual, corrigido pelo IPC-FIPE

Estamos publicando, na íntegra, os documentos que normatizam o novo formato:

1 –
INFORMATIVO SME/COGED – SMT/DTP Nº009
16 – FLUXOGRAMA
17 – FICHA DE VALIDAÇÃO E APONTAMENTO – FVA
18 – TERMO DE VALIDAÇÃO DA DEMANDA ( PESSOA FÍSICAJURÍDICACOOPERATIVA)
19 – LISTA DE CONDUTORES CREDENCIADOS

–
PESSOA FÍSICA
– PESSOA JURÍDICA (
PARTE 1PARTE 2PARTE 3PARTE 4 )

20 –
VALIDAÇÃO DE DEMANDA – DRE

21 – COMUNICADO – RELAÇÃO DE CONDUTORES CREDENCIADOS NO PROGRAMA VAI E VOLTA

22 – LISTA DE CONDUTORES CREDENCIADOS NO PROGRAMA VAI E VOLTA

22 – COMUNICADO E LISTA – DEMANDA DE TRANSPORTE DE ALUNOS NO PROGRAMA VAI E VOLTA

23 – REPUBLICAÇÃO – COMUNICADO E LISTA – DEMANDA DE TRANSPORTE DE ALUNOS NO PROGRAMA VAI E VOLTA

24 – FVA – ADICIONAL DE DISTÂNCIA – INF. 008

Publicações no Diário Oficial de 24 de maio de 2016

1) Comunicado – Demanda não atendida

2) Listas de demanda não atendida: dias 13 e 14 de abril- retificada 6 de maio
3) Comunicado – relação de condutores credenciados
4) Lista de condutores credenciados

PDF – Clique aqui e acesse a versão desta notícia em PDF.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.