Notícias

Unidades da Rede Municipal de Educação de São Paulo recebem mutirão de saúde bucal

A técnica utilizada para tratamento de cáries é atraumática e pode ser realizada em ambiente escolar

Publicado em: 30/10/2024 16h51 | Atualizado em: 03/10/2024
Saúde Bucal

As unidades educacionais da Rede Municipal de Educação da capital paulista estão recebendo ações de promoção e prevenção em saúde bucal para garantir atendimento aos estudantes com a técnica ART (Tratamento Restaurador Atraumático). As ações fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Na quarta-feira (25/09) os Secretários Municipais de Educação, Fernando Padula, e da Saúde, Dr. Luiz Carlos Zamarco, acompanharão os atendimentos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Fernando Pagliuso, na DRE São Mateus. As ações são realizadas pelas equipes de saúde bucal da Unidade Básica de Saúde (UBS)

A ART é um método de tratamento da cárie dentária que dispensa o uso de equipamentos odontológicos tradicionais, aprovado e recomendado pelas autoridades científicas internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI) e com isso, o procedimento pode ser realizado no próprio ambiente escolar. 

“A saúde bucal dos estudantes também é fundamental para a garantia das aprendizagens e para o combate à evasão escolar, visando o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes. Os métodos utilizados também ajudam a aproximar as crianças dos profissionais da odontologia, combatendo medos e inseguranças”, enfatizou o Secretário Padula. 

A previsão é que as Unidades da Rede Municipal sejam atendidas conforme planejamento com a UBS de referência do território. As crianças e adolescentes passam pela triagem e os casos mais complexos como tratamento de canais e extração são encaminhados para atendimento nas UBSs. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.488