Notícias

Unesco convida professores a responderem pesquisa sobre apoio às demandas educacionais causadas pela pandemia da COVID-19

A pretensão é traçar um panorama amplo do que tem sido trabalhado em tempos pandêmicos e como os professores pensam o trabalho daqui em diante  

Publicado em: 30/06/2021 19h16 | Atualizado em: 30/06/2021
Foto de um professor com equipamentos de proteção individual e estudantes usando máscaras sentas às suas carteiras na sala de aula
EMEF Dom Veremundo Toth – DRE Campo Limpo

A pesquisa “A situação dos professores e o apoio de que necessitam à luz de COVID-19 na América Latina e no Caribe”, projetada pela OREALC/UNESCO Santiago, visa conhecer, a partir da voz dos professores da América Latina e do Caribe, os principais aprendizados, desafios, necessidades de treinamento, suporte e projeções, decorrentes da pandemia. Conhecer a experiência dos professores é fundamental para a concepção de políticas públicas. O formulário ficará disponível até dia 4 de julho.

Clique aqui e participe! Suas respostas são muito importantes!

 As informações fornecidas serão anônimas e confidenciais, usadas para fins de estudo. O participante irá responder 40 perguntas e levará cerca de 30 minutos para concluí-las. Também será possível manifestar o interesse no próprio formulário em receber o resumo do estudo, garantindo assim, a democratização das informações.

 A pesquisa pretende traçar um panorama amplo do que tem sido trabalhado em tempos pandêmicos e, principalmente, como os professores pensam o trabalho daqui em diante. O intuito é, a partir dos resultados dessa pesquisa, colaborar com proposições de políticas públicas para o fortalecimento da ação educativa considerando as especificidades apontadas.

A parceria com a UNESCO Brasil

Desde 2014, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Representação da UNESCO no Brasil são parceiras na implementação do projeto de cooperação técnica “Inovações para a Qualidade da Educação: da gestão à sala de aula”, que visa fortalecer a governança da educação no município de São Paulo por meio de ações de inovações à qualidade da educação e da gestão democrática.

As atividades desenvolvidas no contexto desta cooperação, resultaram em rica produção do conhecimento, com diversas publicações lançadas em recursos educacionais abertos (REA) e inovações nos campos pedagógico, acadêmico, tecnológico, de gestão escolar e da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), contribuindo para a oferta de uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade em uma das maiores redes de ensino da América Latina.

“A participação dos professores da rede municipal de São Paulo nesta pesquisa é de extrema importância, para efetivar este processo de escuta qualificada, que vai subsidiar, a partir da voz dos profissionais de educação, a produção de materiais e/ou orientações, para que os países da América Latina e Caribe desenvolvam seus programas educacionais, frente à luz dos desafios postos pela pandemia da Covid-19”, afirma Mariana Alcalay, Oficial de Projetos do Setor de Educação da UNESCO no Brasil, responsável pela área de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um braço e uma mão segurando uma vacina para aplicar.

SME participa da Campanha Municipal de Multivacinação

Publicado em: 19/10/2021 2h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Composição com quatro imagens . No primeiro quadrante de cima para baixo, da esquerda para direita: em fundo preto imagem de seis coroas coloridas feitas de fitas e missangas; no segundo quadrante a imagem do rosto de uma mulher negra, ela usa turbante dourado; no terceiro quadrante, vários frascos de perfumes com imagens e flores dentro deles; e no último há uma escultura.
Fotografia de uma professora e seus estudantes da EMEI sentados sobre uma toalha xadrez verde. Eles estão em um piquenique na área externa com grama, folhas secas e árvores. Ao fundo um homem está em pé, ele usa roupas e luvas verdes.

EMEI Parque Brasil inaugura o Bosque Arco-Íris

Publicado em: 19/10/2021 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

print da tela do encontro de escuta ativa do dia 18/10/21

Servidores das DREs Ipiranga e Guaianases participam de seminário no Ciclo de Escuta Ativa

Publicado em: 18/10/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Ilustração de um grupo de estudantes do projeto Imprensa Jovem.

SME oferece aulas abertas de Educomunicação

Publicado em: 18/10/2021 3h28 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 1.201