SME recebe inscrições para publicação no livro Antologia de Contos 2022

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio poderão ter seus contos divulgados na edição deste ano; inscrições podem ser feitas até 30 de setembro

Publicado em: 22/08/2022 11h12 | Atualizado em: 22/08/2022

Ilustração com uma menina negra escrevendo em um livro aberto. Ao fundo um círculo amarelo e atrás do círculo metade superior com uma faixa em tons roxos com estrelas.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Coordenadoria Pedagógica, está com inscrições abertas para receber as produções dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio matriculados na Rede Municipal de Ensino que têm interesse em submeter seus contos para publicação no livro “Antologia de Contos do Ensino Fundamental e Médio 2022”.

As inscrições podem ser feitas até dia 30 de setembro, preenchendo o formulário online. O livro será composto por até 132 páginas, incluindo capa e contracapa. Os resultados serão divulgados a partir de 31 de outubro, no site da SME. A escola receberá, no e-mail que enviou os arquivos, o resultado da seleção. Não serão aceitas interposições de recursos.

Entre os objetivos estão promover a escrita criativa, visando à divulgação de contos autorais produzidos pelos estudantes, criar condições para o fortalecimento do protagonismo por meio da criação literária e ampliar ações de implementação do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa.

Gêneros/textos literários aceitos para inscrições

• 1º e 2º ano – reescrita coletiva de conto – professor(a) como escriba
  • 3º ano – final de conto
  • 4º ano – final de conto
  • 5º ano – conto popular
  • 6º ano – conto de assombração/mistério
  • 7º ano – conto de aventura
  • 8º ano – conto popular
  • 9º ano – miniconto
  • 1º ano do Ensino Médio – miniconto
  • 2º e 3º ano do Ensino Médio – conto
  • 4º ano do Ensino Médio (curso Normal/Magistério) – conto

Quem pode participar

Podem participar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Acesse, abaixo, o regulamento completo para saber todos os requisitos necessários.

Leia aqui a íntegra do Edital de Regulamento.

Faça já sua inscrição!

Sobre a participação de estudantes matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental

O gênero textual deverá ser um conto conhecido pelos estudantes. O texto deverá ser lido pelo professor, antecipadamente, mais de uma vez, para garantir que todos conheçam a narrativa.

Os estudantes farão o reconto oral, coletivamente, e o professor, será o escriba. A escrita do conto será coletiva, devendo possibilitar a participação de todos os estudantes da turma, independente do nível de aquisição do Sistema de Escrita Alfabética.

As revisões deverão ser coletivas, respeitadas as características do grupo. Somente a última versão deverá ser enviada.

Critérios de avaliação

Os critérios estão organizados em Fichas de Avaliação, anexadas no regulamento, e serão valorados de 0 a 100. São eles: Reescrita de Conto; Finais de Conto, Conto Popular, Conto de Assombração/Mistério, Conto de Aventura, Miniconto, Conto Tradicional – Ensino Médio.

Banca de seleção

De 10 a 21 de outubro, a banca responsável por avaliar os textos enviados será constituída por formadores de Alfabetização e Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas das DREs e DIEFEM – COPED, além dos formadores do Núcleo Técnico de Currículo – COPED/SME.

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar