Notícias

SME realiza Planejamento Estratégico com participação ampla da Rede Municipal 

Etapa diagnóstico foi respondida por mais de 1.800 pessoas que trabalham no órgão central e nas Diretorias Regionais de Educação

Publicado em: 08/07/2025 11h13 | Atualizado em: 08/07/2025
Fotografia com funda azul marinho e a frase "2025-2028  Planejamento Estratégico"

O Planejamento Estratégico de 2025-2028 da Secretaria Municipal de Educação (SME) segue avançando com participação significativa da Rede Municipal de Ensino. O projeto, que se iniciou no final de 2024, já avançou na etapa de diagnóstico, que envolveu a aplicação de um questionário para os profissionais do órgão central e das Diretorias Regionais de Educação (DREs). 

Os dados serão utilizados na definição das prioridades da pasta e discutidos em grupos focais e oficinas com profissionais das DREs e unidades educacionais. O Diagnóstico da Educação Paulistana, uma das primeiras etapas, contou com um formulário baseado nos eixos do projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, que contempla o acesso à educação infantil, a alfabetização, a trajetória no ensino fundamental, entre outros componentes da educação básica. 

Os profissionais que atuam no órgão central e nas DREs escolheram, em cada um dos 14 eixos, as prioridades de melhoria. Em apenas duas semanas, houve mais de 1.800 participações e 68.000 seleções de itens. A devolutiva dos resultados preliminares já foi realizada com os coordenadores do órgão central e os diretores regionais de educação durante um encontro em junho no auditório da SME. 

Fotografia de pessoas sentadas em um auditório para reunião de Planejamento Estratégico.

Encontro com Coordenadores de SME e Diretores Regionais de Educação.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, reforçou a importância do engajamento de todas as equipes no planejamento, que guiará as prioridades da pasta até 2028. Durante o encontro, foram discutidos os resultados dos eixos e as necessidades específicas de cada território em questões como acesso ao Transporte Escolar Gratuito (TEG), diferentes modelos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desigualdades educacionais. A SME também publicou um painel interativo que permite visualizar as prioridades selecionadas em cada DRE e coordenadoria da SME. 

Próximas etapas 

O próximo passo é a realização de grupos focais com profissionais que trabalham nas escolas. Em agosto, professores de todos os tipos de unidades educacionais, incluindo CEIs, EMEIs, EMEFs, EMEBSs e EJAs, serão convidados pelas respectivas DREs para discutirem as prioridades da educação básica. O objetivo, além de garantir a ampla participação da Rede Municipal de Ensino no trabalho de SME, é entender os desafios do dia a dia das unidades. 

O Planejamento Estratégico, que também contemplará a realização de oficinas com equipes multidisciplinares e multiterritoriais, continuará com atividades até outubro. Os materiais servirão de insumo para integração com outras ferramentas de planejamento da SME e da Prefeitura de São Paulo, como o Programa de Metas (PdM), as leis orçamentárias (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual) e o futuro Plano Municipal de Educação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Contemplados do curso Comunicação Alternativa no Contexto Escolar

Contemplados do curso Comunicação Alternativa no Contexto Escolar

Publicado em: 29/10/2015 2h47 - em Educação Especial

A Arte do Brincante para Educadores

A Arte do Brincante para Educadores

Publicado em: 29/10/2015 2h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Carreata Poética no CEU Parelheiros

Carreata Poética no CEU Parelheiros

Publicado em: 29/10/2015 12h35 - em CEU e COCEU

Torneio de Xadrez mobiliza alunos do 3º ao 9º ano na EMEF Prof. Arlindo Caetano Filho

Torneio de Xadrez mobiliza alunos do 3º ao 9º ano na EMEF Prof. Arlindo Caetano Filho

Publicado em: 29/10/2015 12h10 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

II Café Literário “Versos em tom e rima” acontece no CEU Parque Anhanguera
1 1.511 1.512 1.513 1.514 1.515 1.546