SME realiza a XV Final Municipal de Xadrez por Equipes

Evento acontece nos dias 21 e 22 de junho no Clube Atlético Juventus; são esperados 1.900 estudantes de 120 unidades educacionais

Publicado em: 19/06/2023 10h00 | Atualizado em: 16/06/2023
Fotografia com peças de xadrez pretas em primeiro plano; em segundo plano desfocado estudantes concentras em suas jogadas de xadrez.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP) realiza a XV Final Municipal de Xadrez por Equipes – 2023, organizada pela Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU). O evento acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, no Clube Atlético Juventus, localizado na Rua Juventus, 600, Mooca. A cerimônia de abertura será dia 21, às 10h.

Esta é a 15ª edição e reunirá 1.900 estudantes nos 2 dias, representando 120 unidades educacionais das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). São estudantes das equipes campeãs e vice-campeãs das etapas regionais.

Todos os participantes receberão kit com camisa e outras surpresas. No evento, além do torneio em si, ocorrerão atividades pedagógicas para os participantes, tais como:
Desafio da Hora
De hora em hora, em um mural de xadrez, serão colocados diagramas com desafios. Os estudantes colocam a resposta em uma urna.Ocorre um sorteio e, se a resposta estiver certa, o sorteado receberá medalha na premiação.
Duelo virtual

Em 6 notebooks os estudantes jogarão contra o computador. Quem vencer, recebe medalha.
Bullet Chess
Divertido torneio de 1 minuto. Os participantes precisam ser rápidos e não deixar seu tempo acabar.
Corrida de montagem de tabuleiro
Atividade em que os estudantes mais rápidos na montagem do tabuleiro ganham medalhas.
Área de treino livre
Mesas dispostas para que os estudantes treinem entre uma rodada e outra. Além de interagirem com estudantes de outras escolas.

Xadrez na Rede
O xadrez é utilizado na Rede Municipal de Ensino desde 1994. Em 2016, passou a fazer parte do Programa Jogos de Tabuleiro. Em média, 20 mil estudantes participam dos festivais do programa em cada ano, sejam presenciais ou virtuais. Cerca de 300 Unidades Educacionais possuem trabalho com o jogo de xadrez, envolvendo desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Centros Educacionais Unificados.

Programa Jogos de Tabuleiro
Além do Xadrez, tal como é jogado atualmente, tem representatividade europeia, a SME/SP procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos seguintes jogos: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).

Para mais informações, acesse o Programa Jogos de Tabuleiro no Portal SME.