Notícias

SME promove seminário sobre leitura, literatura e seus espaços

Ação Intersecretarial on-line acontecerá nesta quinta (1º), a partir das 9 horas

Publicado em: 29/06/2021 12h14 | Atualizado em: 29/06/2021

Imagem com o texto "Seminário: Leitura, literatura e seus espaços em diálogo" dentro de uma figura de balão de conversa.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo realiza o Seminário ‘Leitura, literatura e seus espaços em diálogo’, nesta quinta-feira (1º), às 9 horas, ao vivo no YouTube do Núcleo Técnico de Currículo. A ação acontecerá em conjunto com a Secretaria Municipal da Cultura e o Conselho Municipal do Livro, da Leitura, Literatura e das Bibliotecas.

Dando continuidade às ações anteriores da Sala de Leitura, este seminário terá como tema a leitura, o livro, a literatura e a biblioteca: reflexões e discussões práticas presentes nos espaços escolares, Centros Educacionais Unificados (CEUs), bibliotecas públicas e comunitárias considerando as metas do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB).

O evento contará com a participação de poetas, pesquisadores, artistas, estudantes e Professores de Sala de Leitura, bem como membros do Conselho do PMLLLB.

 Confira aqui a programação completa.

O seminário tem como objetivo principal contribuir para troca de experiências pedagógicas de professores e bibliotecários da rede municipal e ampliar as possibilidades de ações literárias, podendo propiciar o intercâmbio e ampliação do repertório cultural dos participantes, com palestras de escritores, ativistas literários e especialistas no tema.

Com a participação dos Professores Orientadores de Salas de Leitura (POSLS) a discussão sobre as práticas de mediação de leitura e de articulação cultural na escola e seus territórios proporcionará a reflexão sobre a leitura e a importância da formação de leitores no processo de ensino e aprendizagem. 

Além disso, é necessário um espaço que favoreça a participação ativa dos POSLs e dos bibliotecários na política pública do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) do município de São Paulo, com a finalidade de assegurar a todos o acesso ao livro, à leitura e à literatura.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
«1 2 3 1.643