Notícias

SME promove Seminário de Jogos de Tabuleiro 

Cerca de 400 educadores e gestores se reúnem para refletir sobre a trajetória dos jogos Xadrez, Mancala Awelé, Jogo da Onça e Jogo Go na RME

Publicado em: 21/08/2023 17h44 | Atualizado em: 21/08/2023
montagem com quatro fotos mostrando a prática dos jogos de tabuleiro, jogo da onça, xadrez, mancala awelé e Go

Nesta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos CEUs, realizará o Seminário do Programa Jogos de Tabuleiro. O evento revisitará todo o trajeto dos jogos nas unidades educacionais e contará com a presença de 400 educadores e gestores da Rede Municipal de Ensino (RME).

O evento vai acontecer na UNINOVE, campus Vergueiro (Rua Vergueiro, 249), das 8h às 17h, e contará a história do Programa Jogos de Tabuleiro (PJT) na RME, passando pelo Projeto Xadrez Movimento Educativo, o relançamento da coleção de livros que versa sobre os jogos trabalhados nas escolas e planejamento de próximas ações.

Sobre o programa – O PJT estimula a prática de quatro jogos de tabuleiro: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e Jogo Go (Ásia).  O programa promove o ensino das técnicas dos jogos, bem como aborda questões históricas e culturais dos povos dos quatro continentes. Também valoriza o aspecto lúdico dos jogos como recurso pedagógico e de apoio ao processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes por meio da interdisciplinaridade.

 Veja a página do Programa Jogos de Tabuleiro da SME.

Serviço:

Seminário do Programa Jogos de Tabuleiro.

Data: 22 de agosto de 2023

Local: UNINOVE Vergueiro – Rua Vergueiro, 249

Horário: 8h às 17h

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem horizontal com fundo azul texturizado e elementos geométricos em tons de azul, verde-azulado e branco. No canto superior esquerdo, aparece a identificação da EMFORPEF – Escola Municipal de Formação de Profissionais da Educação do Futuro. Ao centro, sobre uma faixa verde-azulada, está o texto em branco: “Formação para Supervisores de Estágio”. Na parte inferior, há formas geométricas arredondadas em diferentes tamanhos e cores, compondo a identidade visual da arte.

Formação para Supervisores de Estágio abre 390 vagas na Rede Municipal 

Publicado em: 20/08/2026 6h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Tamanho Site (48)

SME realiza nova convocação de Auxiliar Técnico de Educação e Professor de Educação Infantil

Publicado em: 20/08/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (47)

SME apoia escolas no planejamento de atividades para reposição de dias letivos

Publicado em: 20/08/2026 3h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Em um auditório do CEU Inácio Monteiro, uma mulher fala ao microfone enquanto outras duas mulheres estão sentadas em poltronas no palco. Ao fundo, um telão exibe uma apresentação com o título “Entendeu por que a Rede Somos surgiu?”, além dos logotipos da Rede Somos e da Prefeitura de São Paulo.

Divisão dos CEUs da DRE Guaianases promove bate-papo sobre saúde mental

Publicado em: 19/08/2026 4h43 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

magem horizontal com fundo azul-escuro e composição gráfica circular formada por formas geométricas em verde-claro, azul-petróleo, laranja, rosa e lilás. No centro, sobre um círculo azul-escuro, aparece o texto “Prêmio LED – Luz na Educação”, com “LED” em letras grandes na cor verde-claro e o símbolo do prêmio ao lado.

Prêmio LED abre inscrições para projetos de inovação na educação 

Publicado em: 18/08/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.690