Notícias

SME promove lives para contribuir com a formulação de ações afirmativas à população indígena

Transmissões acontecem de agosto a setembro

Publicado em: 23/08/2021 18h14 | Atualizado em: 23/08/2021
Imagem com mosaico em tons verdes e o texto: Agosto Indígena

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), irá promover nas próximas semanas lives que integram a programação do Agosto Indígena. As transmissões pretendem contribuir para formulação de ações afirmativas à população indígena.

Todas e todos profissionais de educação podem participar das lives que serão veiculadas nos dias 23, 26 e 30 de agosto, e 2 de setembro, no canal YouTube NTC-COPED. Confira a programação das próximas lives:

 26 de agosto | “Narrativas literárias na juventude: das ideias à escrita”

Horário: 12h às 13h

30 de agosto | “Comunidades Indígenas, Educação Ambiental e Unidades de Conservação”

Horário: 12h às 13h

02 de setembro | “Histórias, Culturas Indígenas e a Cidade de São Paulo”

Horário: 12h às 13h

Dia dos Povos Indígenas

O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de refletir sobre as condições de vida dos povos originários. É comemorado dia 09 de agosto de cada ano.

Ações do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais

O NEER, que integra o Núcleo Técnico de Currículo (NTC), possui uma frente específica para tratar de relações étnico-raciais com foco Lei nº 11.645/08 “que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’”.

Em 2021, algumas ações foram desenvolvidas como a live “Ressignificando o 19 de abril: a literatura e a Lei Nº 11.645/08” para discutir o mês de abril como aquele que, problematicamente, representaria o indígena em nosso país com foco nas ações pedagógicas para além desse mês e da cultura do calendário.

Também foi realizada a formação para os educadores da rede municipal chamada “História das populações indígenas na escola: saberes e protagonismos indígenas como contribuições para a formação docente”, nos meses de junho e julho. Este curso inicia nova turma no próximo dia 26/08.

Ainda neste ano, há previsão de oferta de mais dois cursos nos meses de outubro e novembro: “Para além do 19 de abril: estratégias para ensino de história indígena na educação básica” e “As populações indígenas em São Paulo”. As inscrições estarão disponíveis no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Três pessoas estão dançando no centro do palco.

CEU Casa Blanca realiza a 9ª edição do Festival de Dança

Publicado em: 31/08/2023 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas pessoas cegas com guias são acompanhadas por outras duas pessoas em uma quadra de futebol

Rede Municipal está com 1,9 mil vagas de estágio abertas para estudantes do ensino superior

Publicado em: 30/08/2023 3h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com ondas em tons laranjas nas extremidades e instrumentos musicais onde se lê FEMIC SP 2023.

Prefeitura de SP promove 20ª edição do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais

Publicado em: 30/08/2023 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia desfocada de um coral usando roupas pretas em segundo plano. Em primeiro plano há uma sequência de microfones.

Últimos dias para realizar inscrições do XXI Concurso de Corais Infantojuvenil 

Publicado em: 30/08/2023 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher realizando a leitura de um livro. Ela segura o microfone e veste uma blusa roxa. Atrás dela, no canto esquerdo da imagem, há um violão. Na lateral direita, em segundo plano, uma mulher a observa e também está aparecendo metade do corpo de um homem com parte do rosto pintado de branco.

Vem aí o VIII Festival Literário do CIEJA Campo Limpo

Publicado em: 30/08/2023 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 102 103 104 105 106 1.477