Notícias
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Formação acolhe novos coordenadores pedagógicos e aprofunda práticas de acompanhamento e desenvolvimento docente
Publicado em: 14/11/2025 16h02 | Atualizado em: 14/11/2025
Com o intuito de acolher e apoiar coordenadores pedagógicos em início de atuação, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio da Escola Municipal de Formação de Profissionais da Educação do Futuro (EMFORPEF), realizou o encontro formativo “Ser Coordenador: Desafios e Potencialidades da Ação Pedagógica” com os Coordenadores Pedagógicos Ingressantes da Rede Municipal de Ensino.
O evento reuniu cerca de 60 profissionais que recentemente assumiram o cargo de Coordenador Pedagógico (CP), iniciando uma nova etapa em suas carreiras na Rede Municipal. Participaram Coordenadores Pedagógicos que acessaram o cargo em 2024/2025 e também aqueles que ingressaram anteriormente, mas ainda não haviam concluído as edições anteriores do curso. A iniciativa ocorreu no Centro de Formação de Professores (CEFORP), na Vila Clementino.
A programação contou com a mesa de abertura “Diálogo sobre a Identidade do Coordenador Pedagógico”, conduzida pela professora Silvana Lapietra, que convidou o grupo a refletir sobre os desafios e as potencialidades do cargo. Em sua fala, destacou a importância da escuta sensível, do trabalho coletivo e da formação continuada como dimensões essenciais da função do CP.
Na sequência, a Coordenadora Pedagógica, Viviane Paiva, compartilhou suas experiências na roda de conversa “O fazer do Coordenador Pedagógico: Entre a teoria e a prática”, na qual os participantes puderam reconhecer, na diversidade das trajetórias, elementos comuns do cotidiano escolar. O diálogo evidenciou o papel do CP como elo entre a reflexão pedagógica e a ação formativa, reforçando a importância da intencionalidade nas intervenções junto às equipes docentes.
Os participantes também integraram as oficinas “O fazer do Coordenador Pedagógico: Intencionalidade, Acompanhamento e Formação”, conduzidas por formadores da EMFORPEF e da Coordenadoria Pedagógica (COPED). As oficinas promoveram vivências práticas e reflexões sobre o cotidiano do CP, enfatizando o olhar para a avaliação, a documentação pedagógica e o (re)planejamento das ações formativas nas unidades educacionais.
Para encerrar o encontro, os Coordenadores Pedagógicos destacaram a relevância do espaço formativo como oportunidade de fortalecimento do trabalho coletivo, de reconhecimento da identidade do CP e de aprofundamento das práticas pedagógicas na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes da EMEF Celso Leite inauguram Academia Estudantil de Letras dedicada ao Mestre Ananias na Bela Vista
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Projeto de alimentação saudável movimenta o segundo semestre da EMEI Machado de Assis
Academia Estudantil de Letras
Escritor Sérgio Vaz é homenageado por estudantes da Academia Estudantil de Letras
Secretaria Municipal de Educação
Oferta de alimentação especial cresce 17% na Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Terceiro encontro do “Café com Prefeito” marca diálogo sobre tecnologias e o contexto educacional na era digital
Secretaria Municipal de Educação
Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAIs) recebem homenagem na Câmara Municipal pelo compromisso com a educação inclusiva
Relacionadas
Convocação de candidatos para tutoria presencial – IFTM/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação
Especialização em Gênero e Diversidade na Escola – UFPR/UAB
Publicado em: 23/09/2014 8h56 - em CEU e COCEU
Seleção de Tutores para Licenciatura em Letras e Matemática – IFTM/UAB
Publicado em: 15/09/2014 4h35 - em CEU e COCEU
Prorrogadas inscrições para Especialização em Ciências e Tecnologia – UFABC/UAB
Publicado em: 01/09/2014 4h05 - em CEU e COCEU
UFF prorroga prazo de inscrições para especializações oferecidas por meio da UAB
Publicado em: 14/08/2014 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação