Notícias

SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal 

Formação acolhe novos coordenadores pedagógicos e aprofunda práticas de acompanhamento e desenvolvimento docente

Publicado em: 14/11/2025 16h02 | Atualizado em: 14/11/2025
Fotografia do encontro formativo dos Coordenadores Pedagógicos Ingressantes.

Com o intuito de acolher e apoiar coordenadores pedagógicos em início de atuação, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio da  Escola Municipal de Formação de Profissionais da Educação do Futuro (EMFORPEF), realizou o encontro formativo “Ser Coordenador: Desafios e Potencialidades da Ação Pedagógica” com os Coordenadores Pedagógicos Ingressantes da Rede Municipal de Ensino.  

O evento reuniu cerca de 60 profissionais que recentemente assumiram o cargo de Coordenador Pedagógico (CP), iniciando uma nova etapa em suas carreiras na Rede Municipal. Participaram Coordenadores Pedagógicos que acessaram o cargo em 2024/2025 e também aqueles que ingressaram anteriormente, mas ainda não haviam concluído as edições anteriores do curso. A iniciativa ocorreu no Centro de Formação de Professores (CEFORP), na Vila Clementino.

A programação contou com a mesa de abertura “Diálogo sobre a Identidade do Coordenador Pedagógico”, conduzida pela professora Silvana Lapietra, que convidou o grupo a refletir sobre os desafios e as potencialidades do cargo. Em sua fala, destacou a importância da escuta sensível, do trabalho coletivo e da formação continuada como dimensões essenciais da função do CP. 

Na sequência, a Coordenadora Pedagógica, Viviane Paiva, compartilhou suas experiências na roda de conversa “O fazer do Coordenador Pedagógico: Entre a teoria e a prática”, na qual os participantes puderam reconhecer, na diversidade das trajetórias, elementos comuns do cotidiano escolar. O diálogo evidenciou o papel do CP como elo entre a reflexão pedagógica e a ação formativa, reforçando a importância da intencionalidade nas intervenções junto às equipes docentes. 

Os participantes também integraram as oficinas “O fazer do Coordenador Pedagógico: Intencionalidade, Acompanhamento e Formação”, conduzidas por formadores da EMFORPEF e da Coordenadoria Pedagógica (COPED). As oficinas promoveram vivências práticas e reflexões sobre o cotidiano do CP, enfatizando o olhar para a avaliação, a documentação pedagógica e o (re)planejamento das ações formativas nas unidades educacionais. 

Para encerrar o encontro, os Coordenadores Pedagógicos destacaram a relevância do espaço formativo como oportunidade de fortalecimento do trabalho coletivo, de reconhecimento da identidade do CP e de aprofundamento das práticas pedagógicas na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Coordenadores de polos da UAB participam de congresso na UFOP

Coordenadores de polos da UAB participam de congresso na UFOP

Publicado em: 12/11/2014 1h37 - em CEU e COCEU

Seleção de Tutores Presenciais - Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio

Seleção de Tutores Presenciais – Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio

Publicado em: 05/11/2014 3h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Pesquisa de Demanda para 2015 - UAB

Pesquisa de Demanda para 2015 – UAB

Publicado em: 04/11/2014 3h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Aula inaugural dos cursos da UFF/UAB

Aula inaugural dos cursos da UFF/UAB

Publicado em: 29/10/2014 1h24 - em CEU e COCEU

Cadastro para Tutor à Distância do Curso de Aperfeiçoamento “Educação em Direitos Humanos”

Aperfeiçoamentos em Educação em Direitos Humanos

Publicado em: 27/10/2014 11h34 - em CEU e COCEU