Notícias

SME lança publicações com textos de estudantes das AELs e professores

Interessados em divulgar seus textos devem enviá-los para seleção até 1 de junho; lançamento será em setembro

Publicado em: 21/03/2022 17h10 | Atualizado em: 21/03/2022

Fotografia de uma mão escrevendo com uma caneta. Segue com o texto Descobrir-se e Revelar-se autor

A Secretaria Municipal de Educação lançará neste ano novos volumes das publicações “Descobrir-se Autor”, com textos de autoria de estudantes das Academias Estudantis de Letras (AELs), e “Revelar-se Autor”, com obras de autoria de professores da Rede Municipal de Educação. Até o início de junho, acadêmicos e docentes poderão enviar seus textos para a seleção. O lançamento dos livros será no dia 23 de setembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

O tema central serão as “Memórias”, que podem ser trabalhadas tanto como gênero como tema; os textos dos acadêmicos poderão ser individuais ou coletivos, já que algumas experiências de vida são compartilhadas socialmente. A memória partilhada pode ser uma criação ficcional ou uma lembrança reelaborada textualmente. A produção poderá ser feita em prosa ou verso.

O “Descobrir-se Autor” é publicado anualmente desde 2016 e em todas as edições a AEL esteve presente, tendo uma publicação exclusiva do projeto desde 2017. O “Revelar-se”, coletânea de professores, surgiu em 2019. “As publicações são incentivos importantes para o desenvolvimento da autoria, ainda mais com um tema como a memória, que envolve tanto o sujeito, que lembra de algo de sua posição individual, como o coletivo, pois os acontecimentos também envolvem outras pessoas”, afirma Guilherme Cunha de Carvalho, coordenador do projeto AEL em SME.

Como afirma Ecléa Bosi no texto “Uma experiência humanizadora”, criar textos sobre a memória é praticar a “verdadeira cultura que é a inserção do passado no presente, as pesquisas das crianças são mais humanizadoras”.

As produções do livro Descobrir-se Autor, fruto de textos dos acadêmicos e membros vitalícios, poderão ser textos em versos ou prosas, de, no máximo, 3 laudas. O estudante participante deverá enviar o arquivo em formato Word, fonte Arial 12, contendo no documento:

  1. Nome Completo;
  2. Pseudônimo (se houver);
  3. Idade;
  4. Nome da AEL;
  5. Amigo Literário;
  6. Se membro vitalício, a atual escola ou ocupação profissional.
  7. Nome dos professores responsáveis

O texto para o livro “Descobrir-se Autor” deverá ser enviado exclusivamente no e-mail do coordenador da AEL na respectiva DRE:

DRE Butantã: ritadec@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Campo Limpo: elaine.miranda@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Capela do Socorro: luciene.cioffi@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Freguesia/Brasilândia: robertomaciel@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Guaianases: mipereira@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Ipiranga: girseley.sato@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Itaquera: lrmunis@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Jaçanã/Tremembé: iventurini@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Penha: tglopes@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Pirituba/Jaraguá: patricia.aguillera@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Santo Amaro: claudiagsilva@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE São Mateus: renato.brunassi@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE São Miguel: bruno.carvalho@sme.prefeitura.sp.gov.br

O livro Revelar-se Autor será fruto das produções dos professores da RME participantes da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo e demais interessados. Poderão ser textos em versos ou prosas, de, no máximo, 3 laudas. O arquivo deverá estar em formato Word, Arial 12, contendo no documento:

  1. Nome Completo;
  2. Pseudônimo (se houver);
  3. Nome da U.E.;
  4. DRE.

O texto para o livro Revelar-se Autor deverá ser enviado exclusivamente no e-mail: academiaestudantildeletras@sme.prefeitura.sp.gov.br

Os trabalhos dos professores e dos alunos poderão ser enviados até o dia 1 de junho de 2022.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imprensa Jovem acompanha Dia da Alimentação Tradicional Guarani na aldeia Tekoá Pyau
Imposto de Renda no CEU Lajeado

Imposto de Renda no CEU Lajeado

Publicado em: 20/04/2016 4h22 - em CEU e COCEU

Atendimento Educacional Especializado – Registros e Práticas na SAAI - Módulo II

Atendimento Educacional Especializado – Registros e Práticas na SAAI – Módulo II

Publicado em: 20/04/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria na DRE Campo Limpo - Construção Curricular

Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria na DRE Campo Limpo – Construção Curricular

Publicado em: 20/04/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana

Autoavaliação institucional participativa

Publicado em: 20/04/2016 3h32 - em Educação Infantil

1 1.248 1.249 1.250 1.251 1.252 1.443