Notícias

SME lança Programa de Gestão Documental em parceria com Secretaria de Gestão

Os objetivos são implementar a Política de Gestão Documental e estruturar o Arquivo da Educação de São Paulo, trazendo mais eficiência, transparência e melhor utilização dos recursos públicos

Publicado em: 24/06/2022 16h58 | Atualizado em: 24/06/2022
Parlamento Jovem

Nesta sexta-feira (24) ocorreu o lançamento do Programa de Gestão Documental da SME. O evento ocorreu no Centro de Formação de Professores (CEFORP) e estiveram presentes o secretário de Educação, Fernando Padula, a secretária de Gestão, Marcela Arruda, a secretária executiva de Gestão e Planejamento da SME, Maldes Vilas Bôas, além dos dirigentes das Diretorias Regionais de Ensino (DREs), coordenadores, representantes das Equipes de Gestão Documental, as EDOCs das DREs e de SME.

O programa ocorre em parceria com a Secretaria de Gestão Municipal e os objetivos são implementar a Política de Gestão Documental e estruturar o Arquivo da Educação de São Paulo, além da melhoria do uso do recurso público, como facilitar o acesso a informação do documento nos sistemas da rede, aumento da transparência e processos documentais mais simples. O programa também vai proporcionar a preservação, mapeamento e gestão dos documentos.

A ação está de acordo com a legislação federal e municipal , sobretudo o decreto n° 58.783 de 2017 e a portaria SGM/SEGES/CGDOC n° 1, de 24 de maio de 2021 que determina a implementação da política municipal de gestão documental no Município.

Para a gestora do projeto, Miriã Gomes, o ponto principal do programa é o acesso a uma informação mais organizada e transparente. “A Rede produz uma quantidade muita grande de documentos e com esse programa haverá um ganho na eficiência dos processos, melhoria do acesso, e por fim, promover a preservação da memória institucional de SME”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com a capa de 4 HQs.

Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais 

Publicado em: 20/05/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um tobogã inflável do Homem Aranha com crianças escorregando.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos

Publicado em: 19/05/2026 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de crianças usando coletes laranjas caminhando na rua com pessoas adultas.

Projeto em escola do Jardim Ângela traz olhar atento das crianças para o território onde vivem

Publicado em: 19/05/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Fotografia de uma mulher ao lado de um robô e ao redor deles marcas de luzes laranjas.

CEUs participaram do São Paulo Innovation Week neste final de semana 

Publicado em: 19/05/2026 1h38 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia de meninos na quadra jogando futsal. Em primeiro plano o fundo da rede.

Copa promove competição esportiva e atividades recreativas em escolas da zona leste da capital 

Publicado em: 19/05/2026 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.661