Notícias

SME e Metodista se unem para criar ‘Revista Imprensa Jovem’

Estudantes e professores do Imprensa Jovem e do curso de Jornalismo trabalham em cooperação; revista digital é voltada para jovens de todo país

Publicado em: 16/07/2021 11h51 | Atualizado em: 16/07/2021
Imagem mostra parte da capa da Revista Imprensa Jovem - Uma ação Educom - Metodista - Junho 2021

O Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e a Universidade Metodista de São Paulo se uniram em apoio aos estudantes para desenvolver o projeto de comunicação “Revista Imprensa Jovem”. Na ação, estudantes mediadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seus professores do Projeto Agência de Notícias Imprensa Jovem e do terceiro semestre do curso de Jornalismo da Universidade Metodista trabalham em cooperação. A publicação digital está em sua primeira edição.

A Revista Imprensa Jovem é aberta a estudantes de todas as séries, de escolas públicas e particulares do país. Além disso, ela utiliza linguagens diversificadas como áudio, foto, vídeo, texto, entre outros.

Nesta edição entre as pautas abordadas estão o programa da SME-SP “Nas Ondas do Rádio”; o grafite como arte que transforma vidas; a cultura maker (“faça você mesmo”) nas escolas municipais e o desenvolvimento dessas práticas com a utilização de impressoras 3D e kits de robótica; o contexto da pandemia que influenciou as aulas de Educação Física, trouxe os desafios do ensino híbrido e o ENEM em época de Covid-19, videoperformance nas escolas e a história em quadrinhos “Jovenilda”.

Este projeto é uma oportunidade de aprendizado sobre comunicação para todos os envolvidos. A estudante Giulia Guimarães Dantas, 14 anos, da EMEF Antônio Estanislau do Amaral, comenta: “Eu adorei participar do processo da revista, me deu um maior entendimento sobre a construção dela e adorei contribuir. Vou levar para a vida tudo o que aprendi nesse projeto. Agradeço muito pela oportunidade!”

Em fevereiro de 2021, teve início o processo de produção colaborativa do material. Tudo foi construído de forma conjunta, desde a apresentação e discussão da pauta, a diagramação, o processo de apuração das informações, escrita e edição do texto até a escolha das imagens. As atividades foram supervisionadas pelos professores da universidade.

Para Carlos Lima, professor e coordenador do Núcleo de Educomunicação, da SME-SP, a revista era um sonho antigo e um recurso para mostrar a voz do estudante. “Nossos jovens têm muito a dizer. Ler uma publicação assim é uma forma de entender como eles enxergam o mundo. E isso é muito legal”, afirma. Ele e a jornalista e professora da Universidade Metodista, Camila Escudero, coordenaram a revista.

“Nosso objetivo principal era fazer com que os alunos da rede e da universidade aprendessem uns com os outros. Os universitários conhecessem a realidade dos adolescentes e professores da rede que, por sua vez, entrassem no mundo do fazer jornalístico. Foi um trabalho no qual todos aprenderam, inclusive os docentes envolvidos”, comentou Camila.

Já para o coordenador do curso de Jornalismo, Eduardo Grossi, “Tanto a escola como a universidade não podem ter muros. Somos todos uma mesma sociedade, onde o processo de aprendizado é constante para o desenvolvimento de todos, seja aprendizado acadêmico, seja para a vida”.

Clique aqui e leia a Revista Imprensa Jovem.

O nome da revista

A escolha do nome da revista também foi realizada de forma colaborativa.  Estudantes e professores que realizam o projeto fizeram sugestões de nomes e o resultado final foi obtido por meio de votação presencial e online, na plataforma Google Forms. Entre os nomes indicados estavam “Imprensa Jovem” – o vencedor, “É Nóis”, “Jovem.com” e “Meta Jovem”. No total, a votação teve a contribuição 63 participantes.

O que as nossas estudantes pensam sobre o projeto

“Foi muito gratificante participar da construção da Revista, pois foi algo novo. Me ensinou muitas coisas e fez pensarmos em novos projetos. Eu penso que além de trazer o ponto de vista dos alunos, traz uma revista para todos e foi muito intenso e gratificante.” Emilly Layanne C. Rodrigues, 12 anos, EMEF Professor Mailson Delane.

“Foi uma honra participar desse projeto tão incrível e desenvolver novos aprendizados. Cada momento foi único e fico extremamente grata por ter tido o apoio de todos principalmente da minha professora Christiane Martins. Foi algo muito prazeroso e divertido. Guardarei esse projeto no meu coração e farei dele uma oportunidade de crescimento!” Steffany Sousa Silva, 13 anos, EMEF Antônio Estanislau do Amaral.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher mostra sua carteirinha de vacinação

CIEJA Perus combate fake news e desinformação por meio de ações educomunicativas

Publicado em: 14/09/2021 2h11 - em Educação de Jovens e Adultos

Mosaico com imagem de nove pessoas que estão participando do Ciclo Escuta Ativa on-line no primeiro dias. São cinco mulheres e quatro homens - da esquerda para direita e de cima para baixo: Cecilia de Almeida, Solange Ferreira, Maria de Fátima Silva, Cris Ikonomidis, Alexsandro Santos, Fernando Padula, Adriana da Silva, Elio da Silva e Sandro Chagas.

Com espírito de consenso e diálogo, secretário de Educação abre ciclo de escuta ativa

Publicado em: 14/09/2021 11h04 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem de duas mulheres: uma de cabelo curto vermelho com lenço amarrado, ela usa blusa de lã verde claro e tem uma câmera nas mãos; a outra tem cabelos médios coloridos de verde, ela veste camisa de manga longa xadrez e está segurando um tablet, folhas de papel e caneta. As duas olham para os papeis que estão sobre o colo de uma delas.

Quer saber como criar um cineclube?

Publicado em: 13/09/2021 4h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Tabuleiro de xadrez com diversas peças nas cores amarela e preta. Faixa com o texto

Mês do professor terá Festival de Xadrez Master Pro exclusivo para educadores

Publicado em: 13/09/2021 12h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Menino lendo um livro

Estudante faz resumos de capítulos e estimula leitura entre os colegas

Publicado em: 13/09/2021 10h55 - em Academia Estudantil de Letras

1 309 310 311 312 313 1.493