Com espírito de consenso e diálogo, secretário de Educação abre ciclo de escuta ativa

Encontros vão discutir desafios na educação e servidores terão oportunidade de expor suas reflexões

Publicado em: 14/09/2021 11h04 | Atualizado em: 14/09/2021
Mosaico com imagem de nove pessoas que estão participando do Ciclo Escuta Ativa on-line no primeiro dias. São cinco mulheres e quatro homens - da esquerda para direita e de cima para baixo: Cecilia de Almeida, Solange Ferreira, Maria de Fátima Silva, Cris Ikonomidis, Alexsandro Santos, Fernando Padula, Adriana da Silva, Elio da Silva e Sandro Chagas.

O secretário de Educação, Fernando Padula, abriu nesta segunda-feira (13) o ciclo de 13 seminários de escuta ativa realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Neste primeiro encontro participaram representantes da DRE São Miguel (confira abaixo o cronograma).

Serão 13 encontros on-line, uma para cada Diretoria Regional de Educação para discutir quatro eixos principais: escola pública de qualidade; prática pedagógica; princípios e diretrizes da escola no contexto da pandemia; e período pós pandemia.

“Queria agradecer a cada um que não poupou esforços no ano passado para manter o vínculo com nossos estudantes e garantir conhecimento. A todos vocês, meu muito obrigada. Esse momento de pandemia traz desafios, o desafio de acesso, permanência e da garantia da aprendizagem já existiam, mas foram potencializados agora com a pandemia”, afirmou o secretário Padula.

Padula lembrou a importância da “escuta” e disse que apesar das divergências ideológicas que possam existir, todos os servidores trabalham para um bem comum: a aprendizagem dos estudantes.

“É preciso diálogo e construção de consenso para garantir atendimento e a aprendizagem. Vou participar dos 13 encontros e estarei aqui ouvindo e anotando em cima do que foi escutado, para que, ao longo dos anos, possamos ir aprimorando. É importante ouvir quem está no chão da escola para garantir a aprendizagem dos estudantes.”

VEJA COMO FOI O ENCONTRO

Para Alexsandro Santos, da Escola do Parlamento, esta também é uma oportunidade muito importante. “A palavra parlamento vem do verbo ‘parlar’. O parlamento deveria ser o lugar de falar sobre a vida comum, sobre as questões que afligem a vida comum na cidade de São Paulo. Nos sentimos muito honrados quando a Secretaria propôs realizarmos essa escuta na rede municipal de SP.”

Servidores podem falar nos encontros

Os inscritos podem solicitar a participação nos encontros como oradores. No primeiro encontro, Adriana Ferreira da Silva, de 53 anos, professora da EMEI Ovidio Decroly foi uma das oradoras.

Adriana reforçou as dificuldades em manter o cumprimento dos protocolos entre bebês e crianças e ressaltou a necessidade de ampliação dos funcionários para limpeza e vigilância nas escolas. Além disso, lembrou a importância de haver acolhimento psicológico nesta retomada presencial.

“Precisamos de acolhimento ao luto para gente poder ser reorganizar nesta volta da pandemia, dar o passo seguinte. Aprendizagem a gente recupera, vida não. Quem conhece o chão da escola, sabe que damos nó em pingo d´água pela aprendizagem dos alunos.”

Cronograma

DRE São Miguel, DRE São Mateus, DRE Santo Amaro, DRE Pirituba, DRE Penha, DRE Jaçanã/Tremembé, DRE Itaquera

DRE São Miguel
Data 13/set

Inscrição até 17/09 para DREs São Mateus e Santo Amaro

DRE São Mateus
Data 20/set

DRE Santo Amaro
Data 20/set

DRE Pirituba
Data 27/set

DRE Penha
Data 27/set

DRE Jaçanã/Tremembé
Data 04/out

DRE Itaquera
Data 04/out
Horário 15h às 17h30

DRE Ipiranga, DRE Guaianases, DRE Freguesia/Brasilândia, DRE Capela do Socorro, DRE Campo Limpo, DRE Butantã

DRE Ipiranga
Data 18/out

DRE Guaianases
Data 18/out

DRE Freguesia/Brasilândia
Data 25/out

DRE Capela do Socorro
Data 25/out

DRE Campo Limpo
Data 08/nov

DRE Butantã
Data 08/nov
Horário 15h às 17h30

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.