Notícias

SME abre inscrições para conceder selo ‘CEI Amigo do Peito 2021’

Campanha incentiva ações de promoção e apoio ao aleitamento materno na rede municipal; unidades devem preencher formulário e encaminhar até o dia 16 de julho

Publicado em: 22/06/2021 11h19 | Atualizado em: 22/06/2021

Imagem de uma mãe usando máscara amamentando sua filha na área externa do Centro de Educação Infantil.

A campanha educativa Centro de Educação Infantil (CEI) Amigo do Peito, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), incentiva ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Rede Municipal de Ensino para garantir o direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.

A partir deste mês, os CEIS podem preencher o formulário elaborado pela CODAE para monitorar como vem sendo trabalhado o tema Aleitamento Materno nas Unidades Educacionais (UEs) neste período de pandemia de COVID-19, em 2020 e 2021.

Neste ano, a novidade está no formulário único necessário para as inscrições, ele reúne as questões sobre o panorama do aleitamento materno nos CEIs e para a solicitação do Selo CEI Amigo do Peito 2021. O prazo para envio é até o dia 16 de julho. 

Acesse aqui o formulário único que deve ser respondido e enviado por todos os CEIs do município de São Paulo.

O que é preciso para receber o Selo CEI Amigo do Peito?

Para ser reconhecida com o Selo “CEI Amigo do Peito”, a Unidade Educacional deve desenvolver ações de promoção ao aleitamento materno organizadas em três eixos que consideram os ambientes educativos e todos os atores envolvidos – família, equipe e ambiente. Serão consideradas aptas a receberem o Selo as unidades que afirmarem realizar no mínimo 50% das ações propostas em cada eixo.

O selo possui renovação anual. Portanto, as Unidades que já receberam em edições anteriores e que gostariam de recebê-lo novamente, devem continuar executando e notificando as ações de apoio e incentivo ao Aleitamento Materno.

 Os CEIs que não atenderem aos critérios mínimos serão orientados e acompanhados pela comissão organizadora, juntamente com o nutricionista supervisor da Coordenadoria de Alimentação Escolar, para o desenvolvimento das ações e posterior reavaliação para o recebimento do Selo.

Selo CEI Amigo do Peito

A primeira edição do projeto contou com 93 unidades participantes em 2018. Já em 2019 o total de contempladas aumentou significativamente, em 200%, atingindo 280 Selos entregues aos CEIs. Em 2020, não houve entrega devido à pandemia do Coronavírus.

Porém, tanto em 2020, mesmo durante o período de distanciamento social, quanto em 2021, com atividades híbridas (presenciais e remotas), ocorreram e estão acontecendo ações desenvolvidas pelas educadoras na temática de proteção e apoio ao Aleitamento Materno.

Saiba mais sobre a Campanha CEI Amigo do Peito.

Monitoramento – Aleitamento Materno nos CEI’s 2020

A Campanha CEI Amigo do Peito é uma importante prática para a conscientização e implementação de ações para o Aleitamento Materno. Uma prova disso são os avanços, a cada ano, presentes nos resultados do monitoramento realizado pela SME, por meio da CODAE. O monitoramento é realizado desde 2014 e a partir de 2019 passou a ser anual.  

Em 2020, a pesquisa teve adesão de 1.043 Centros de Educação Infantil (CEIs) o que representou 43% dos CEIs diretos e parceiros da SME. Veja abaixo o resultado dos indicadores monitorados:

Interesse de familiares em manter o aleitamento materno

Em 52% dos CEIs ao menos uma mãe mostrou preocupação ou desejo em manter o aleitamento materno no ato da matrícula.

Ambiente disponível para amamentação

76% dos CEIs possuem espaço/ambiente para uma mãe amamentar. Entre eles foram citados: salas da direção, da coordenação e dos professores; berçário; refeitório, entrada da Unidade, sala de enfermagem e cantinho da amamentação.

Realização de ação/projeto de incentivo ao aleitamento materno

61% dos CEIs desenvolveram alguma ação ou projeto de incentivo à manutenção do aleitamento materno. A maioria destas ações envolveram as famílias. Também aconteceram formações específicas na temática do aleitamento materno para equipe. Houve organização de ambientes para promoção do aleitamento materno.  Tiveram destaque: orientações às famílias sobre a importância do aleitamento materno e o direito da mãe e do bebê à amamentação; possibilidade das mães irem amamentar na escola; cuidados para extração e entrega do leite congelado; entre outros.

Presença de leite congelado para oferta no CEI

20% dos CEIs receberam leite materno congelado para oferta durante o período de permanência da criança no CEI.

Presença de mães amamentando no CEI

57% dos CEIs receberam mães para amamentarem em seus espaços.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211