Notícias

Seminário “Somos Amigos do Peito”

Ação integra Campanha CEI Amigo do Peito

Publicado em: 11/04/2018 16h21 | Atualizado em: 30/11/2020

somos_amigos_peito_740_x_430.jpg

Na terça, 28 de novembro, foi realizado na Faculdade de Saúde Pública de São Paulo o Seminário “Somos Amigos do Peito”. Organizado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e pela Coordenadoria Pedagógica da Divisão de Educação Infantil (COPED-DIEI) da Secretaria Municipal de Educação, o evento, que integra a campanha “CEI Amigo do Peito”, é uma das ações que pretendem incentivar e promover o aleitamento materno nos CEIs da cidade.

Na cerimônia de abertura, educadores e profissionais vinculados aos Centros de Educação Infantil (CEIs) das redes direta e conveniada assistiram à exibição do vídeo “Aleitamento Materno na Educação Infantil” e à entrega simbólica do selo CEI Amigo do Peito às unidades participantes da filmagem – CEI Suzana Campos Tauil, CEI Espaco Crianca Elias Antonio Zogbi e CEI O Pequeno Seareiro.

A coordenadora da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), Patricia Panaro, a nutricionaista da CODAE, Katia Iared Romanelli, e a integrante da equipe técnica da Divisão de Educação infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Fátima Bonifácio, saudaram os participantes e apresentaram um panorama do aleitamento materno na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Para falar sobre as repercussões do aleitamento materno na vida da criança, o pediatra e presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Moisés Checinskhi, proferiu a primeira palestra.

Ainda sobre o tema do aleitamento materno, promoção da saúde e educação infantil, a nutricionista do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, Viviane Laudelino Vieira, fez a apresentação “Ampliando o olhar sobre a mãe que amamenta”.

Ainda pela manhã, a educadora Shirley Maria de Oliveira e a nutricionista Carla Massuia compartilharam experiências de promoção de aleitamento materno em unidades de Educação Infantil.

O bloco da tarde iniciou com a palestra “Entendendo e valorizando a mãe que extrai o leite”, proferida pela médica pediatra e neonatologista, Dra. Maria José Guardia Mattar. Após, a nutricionista da CODAE, Andrea Teixeira, explicou como receber e ofertar leite materno às crianças nos CEIs.

Na sequência, subiram ao palco Helena Novaretti, nutricionista da CODAE, Thatiane Fagundes Coutinho, mãe de duas crianças do CEI Lar Infantil, Ana Carolina Andrada, mãe de uma criança do CEI Suzana Campos e Patrícia Soares Gabriel Para Mirim, educadora e não de 3 crianças do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) para uma conversa sobre a acolhida e a relação de familiares de crianças amamentadas nos CEIs.

Para finalizar os trabalhos do dia, Fernanda Almeida, da equipe técnica da Divisão de Educação Infantil da SME e Matilde Conceição, assistente técnica educacional da CODAE, anunciaram que os critérios para a concessão dos próximos selos do CEI Amigo do Peito serão construídos de forma coletiva por educadores e profissionais vinculados aos Centros de Educação Infantil (CEIs) das redes direta e conveniada e que, na sequência do estabelecimento desses critérios, será disponibilizado um formulário na seção do CEI Amigo do Peito, no Portal da SME, para os CEIs interessados em receber o selo.

Veja aqui fotos do evento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupos de estudantes gremistas

Seminários Regionais de Grêmios Estudantis ocorrem nas 13 DREs

Publicado em: 19/08/2022 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação do Premio Paulo Freire - Qualidade no Ensino Municipal 2022

São divulgados os 12 projetos vencedores do Prêmio Paulo Freire 2022

Publicado em: 19/08/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Amigo Do Peito (1)

SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno 

Publicado em: 18/08/2022 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula com mesas e cadeiras. Duas mulheres em pé, uma escreve no cartaz sobre a mesa e a outra lê um cartaz diferente que também está sobre a mesa. No quadrante inferior direito, um cartaz escrito 'Quais possíveis causas favorecem a ocorrência do caso?'.

SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases 

Publicado em: 18/08/2022 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Whatsapp Image 2022 08 17 At 10.08.12

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira

Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.264