Notícias
Seminário e Mostra de Tecnologia
Escolas apresentam projetos de robótica, tecnologia assistiva, aplicativos, games, mídias digitais e programação digital
Publicado em: 15/03/2019 12h38 | Atualizado em: 04/05/2021
Cerca de dois mil alunos e professores da Rede Municipal de Ensino (RME) da cidade de São Paulo ocupam, entre os dias 25 e 26 de novembro, o Pavilhão da Fundação Bienal, no Parque Ibirapuera, para mostrarem as suas práticas em tecnologia aplicada à aprendizagem. Entre diversas iniciativas, é possível conhecer projetos de escolas sobre robótica, tecnologia assistiva, aplicativos, games, mídias digitais e programação digital.
A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), é chamada de “Seminário e Mostra de Tecnologia – Ação promovendo a Reflexão”. Nos dois dias ocorrem programações simultâneas onde os participantes podem optar em participar de palestras, vivências temáticas, mostra de banners digitais e oficinas, todas desenvolvidas por alunos e professores da RME de todas as regiões da cidade.

Abertura do evento.
Durante o evento ocorre também uma “Jam de Robótica”. A ocasião reune cerca de 300 crianças por dia, que aprendem os princípios básicos do uso do kit de robótica e linguagem de programação, além de cumprirem desafios durante todo o evento.

“Jams de Robótica”.
O aluno Alison Santiago, de 13 anos, estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olegário Mariano, no bairro Jardim São José, na região da Capela do Socorro. Ele participa da mostra apresentando com seus professores e colegas o trabalho de robótica que já desenvolvem há seis meses na escola, dentro do Projeto Robótica, Ética e Cidadania. Ele conta que fazer a montagem dos robôs é bem divertido, mas que prefere fazer a programação. “Montar e ensinar o robô o que ele precisa fazer é muito legal. Eu via na televisão aqueles robôs, mas nunca imaginei que um dia eu pudesse fazer algo parecido. O bom também é que a gente sempre trabalha em equipe. Entre outras coisas, discutimos quais sensores e comandos vamos incluir no protótipo”, disse o garoto.

Alison Santiago trabalhando na programação do seu robô.
Um dos professores que coordena o projeto, Marcelo Penna, disse que robótica e mecânica aplicada fazem parte da rotina de suas aulas de Informática Educativa. “Faço questão de inserir, nas aulas, produção 3D, programação básica e em scratch. Acho que gera autonomia. Em escolas dos Estados Unidos e na Europa já acontece isso e acho que desta forma oferecemos uma experiência proporcional. Creio que devemos dar aos nossos alunos aulas entusiasmadoras, pra curtir”, disse o professor.
Confira alguns registros dos eventos:
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Professora inova no ensino de Matemática com uso de jogos e vivências na EMEF Paulo Duarte
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura realiza ação de vacinação antirrábica para cães e gatos nas zonas norte e leste
Secretaria Municipal de Educação
CEU Formosa realiza Mostra Cultural com foco na Consciência Negra
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Seminário Juntos pela Aprendizagem “Práticas e Possibilidades de atuação do Quadro de Apoio”
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Mostra Cultural “Identidades” mobiliza comunidade da EMEF Cândido Portinari
Relacionadas
Primeiro Seminário de Educação Integral
Publicado em: 09/03/2016 11h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Cultura Maker e Aprendizagem por Solução de Problemas
Publicado em: 08/03/2016 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Março Mulher 2016
Publicado em: 08/03/2016 2h18 - em CEU e COCEU
Tecendo um novo tempo: Emancipar currículos ressignificando os espaços
Publicado em: 08/03/2016 1h22 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Plateia SME – edição de 7 de março
Publicado em: 08/03/2016 10h45 - em CEU e COCEU