Notícias

EMEF Octavio Pereira Lopes ganha concurso por projeto de sustentabilidade

O destaque foi dado pelo desafio A Natureza das Coisas - 2015, promovido pelo Instituto Edukatu

Publicado em: 05/04/2016 15h09 | Atualizado em: 30/11/2020

projeto_sustentabilidade_740_x_430.jpg

Alunos e professora de escola municipal da zona norte de São Paulo participam de concurso de abrangência nacional e ganham a primeira colocação. O destaque foi dado pelo desafio A Natureza das Coisas – 2015, promovido pelo Instituto Edukatu, que incentiva professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas que desenvolvem projetos relacionados ao consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos.

O projeto ganhador foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Octavio Pereira Lopes, com a coordenação da Professora de Informática Educativa, Maria Ester Nascimento. Para concorrer, a educadora inscreveu na plataforma on-line do Edukatu o projeto “Sensibilizando olhares: eu e o ambiente”, que já realizava com seus alunos no laboratório de informática.

A escola trabalhou temas como a conscientização do recolhimento e destinação correta dos resíduos, a reutilização de materiais e ainda recriou fábulas, que foram ressignificadas com questões sobre consumo consciente.

projeto_sustentabilidade_II_740_x_430.jpg
Professores e alunos participam de ação coletiva de coleta de materiais recicláveis.

“Não esperava ganhar o desafio. Nossa ideia era participar e fazer o melhor, sempre de uma forma coletiva. Toda a escola participou. O prêmio é de todos! Além dos alunos, professores também se uniram”, afirma a professora Maria Ester.

Como premiação, a professora ganhou uma viagem nacional com direito a um acompanhante. Os cinco estudantes mais engajados no projeto vencedor ganharam um tablet e a escola uma oficina do Edukatu sobre reaproveitamento de materiais para toda a comunidade escolar.

“Foi muito bom para os alunos perceberem que não existem tantos obstáculos para vencermos. Quando falei do desafio, muitos achavam que não seriam capazes de ganhar. Diziam que era muita gente, já que escolas do Brasil todo poderiam se inscrever. E ganhamos!”, comemora a professora.

Desafio A Natureza das Coisas 2015 – busca incentivar professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país a desenvolverem projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
Foto posada com os participantes do Slam da DRE Santo Amaro

5º edição do Slam Nossa Voz reúne professores e estudantes na zona sul de São Paulo

Publicado em: 23/11/2022 3h08 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 1.298