Seminário Currículo Emancipatório da EJA em Ação na DRE Ipiranga

Evento contou com apresentação de projetos e relatos de estudantes e professores

Publicado em: 17/11/2016 15h43 | Atualizado em: 30/11/2020
seminario_curriculo_emancipatorio_EJA_em_acao_DRE_ipiranga_740_x_430.jpg

No dia 7 de novembro, a Diretoria Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) do Ipiranga, em parceria com a Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA), promoveu no Espaço Cultural Nair Belo da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Regente Feijó o Seminário Currículo Emancipatório da EJA em Ação, que abordou a importância da Educação de Jovens e Adultos.

Na ocasião, foram realizadas apresentações culturais e relatos de professores e estudantes com a mediação da diretora da DIEJA, Lívia Maria Antongiovanni.

O Programa Transcidadania marcou presença com a apresentação cultural de estudantes do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) SÉ Cambuci. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, situada no Glicério, apresentou o trabalho que desenvolve com estudantes brasileiros e imigrantes.

Com o projeto “Sociedade e política: Você se incomoda com o quê?”, o CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo levantou problemas e possibilidades da comunidade, utilizando estas informações para elaborar um jogo de tabuleiro para discutir a participação cidadã.

A EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Jr. (Gonzaguinha) levou o livro “A Poética dos Direitos Humanos”, resultante dos saraus organizados em parceria com o coletivo Perifatividade. Já a EMEF Celso Leite contou com a apresentação de uma aluna que, vestida de Frida Kahlo, declamou poemas para expor o projeto “Releitura Viva”, no qual fotografam os alunos caracterizados de grandes personagens.

O Seminário evidenciou a necessidade das unidades educacionais garantirem o direito de Jovens e Adultos concluírem o ensino fundamental.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação