Notícias

Seminário Busca por Soluções Inovadores apresenta práticas das OSCs parcerias da Secretaria Municipal de Educação

A ação tem como finalidade estimular, divulgar e valorizar as ações desenvolvidas nos Centros de Educação Infantil indiretos e parceiros

Publicado em: 17/06/2024 16h26 | Atualizado em: 18/06/2024
Seminário Busca Por Soluções Inovadoras

Para valorizar as práticas inovadoras desenvolvidas pelas (OSCs) nos Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, nesta segunda-feira (17), o Seminário “Busca por Soluções Inovadoras” na Sala São Paulo. O evento reuniu mais de 1.200 mil professores, gestores e demais profissionais das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), com a presença do prefeito Ricardo Nunes acompanhado do Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.

O Seminário teve como objetivo estimular, divulgar e valorizar as ações desenvolvidas nos Centros de Educação Infantil indiretos e parceiros, que contribuam para a melhoria da qualidade de prestação de serviços com ênfase no fazer administrativo. O evento também promoveu a integração, o diálogo e a troca de experiências entre os profissionais. As OSCs puderam se inscrever em umas ou mais categorias que incluíam: Tecnologia e Automação, Recursos Humanos, Participação Comunitária, Gestão Administrativa/Financeira, Cidade Educadora e Ambientes.

Uma comissão especial, composta por cinco servidores das áreas técnicas da SME, analisou e selecionou os projetos que se destacaram em cada categoria. Foram mais de 90 projetos inscritos para participar. Os projetos selecionados foram apresentados para todos os participantes e os profissionais foram contemplados com certificado de participação. Os que ficaram em primeiro lugar foram contemplados com troféu. 

Atualmente a SME tem parceria com 669 OSCs que atuam em mais de 2 mil unidades educacionais. É através da parceria com as OSCs e a ampliação de vagas nos CEIs já existentes que a Prefeitura de São Paulo não possui fila para creches pelo quarto ano consecutivo, garantindo atendimento para todas as famílias cadastradas. São cerca de 326 mil bebês e crianças de 0 a 3 anos matriculados na Rede Municipal de Ensino (RME). 

“É uma grande alegria reunir os parceiros da SME que diariamente nos ajudam nesse compromisso de promover o acesso à educação nesse período tão importante que é a primeira infância. Além de garantir vagas para todas as famílias cadastradas, realizamos um atendimento de qualidade com profissionais capacitados para promover estímulos e vivências para o desenvolvimento integral dos bebês e crianças”, destacou o Secretário Fernando Padula. 

O Secretário também destacou outras importantes ações desenvolvidas pela SME para valorização dos profissionais da rede conveniada, entre elas o pagamento do prêmio que faz parte do Programa Mais Integração anunciado desde 2022 como uma política pública de incentivo aos profissionais que atuam nas unidades parceiras e conveniadas. O valor pode chegar a R$ 6 mil e é calculado de acordo com critérios estabelecidos por Instrução Normativa. 

Confira os projetos selecionados em cada categoria:

Tecnologia e automação

Iniciativas que contribuam para o aprimoramento das atividades desenvolvidas pela Unidade, mediante uso de máquinas, equipamentos e sistemas informatizados; 

  1. Projeto: “Tubarons: automatizando a entrada e saída de alunos com segurança e eficiência”

OSC: Associação Beneficente Kairós 

Implantado em 6 CEIs

  1. Projeto: “Plenarinho”

OSC: Associação Beneficente Comunitária Therezinha de Jesus 

CEI Sementinha do Amanhã 

Recursos Humanos

Propostas que colaborem para permanência, redução do absenteísmo e formação continuada

  1. Projeto: “Uma Jornada de Transformação: Kairos Cultural em Ação”

OSC: Associação Beneficente Kairos 

Implantado em 19 unidades

Participação comunitária

Projetos desenvolvidos em conjunto com as famílias, com participação direta dos pais/responsáveis, que fortaleçam a parentalidade

  1. Projeto: “Gibis com histórias reais

OSC: Centro de Integração à Cultura – CICLECA 

CEI Mundo da Alegria II

  1. Projeto: “Inclusão dos povos migrante” 

OSC: ONG Pleno Viver 

CEI Pintando o Saber 

Gestão administrativa/financeira

Iniciativas que assegurem maior eficiência no uso dos recursos

  1. Projeto: “Cozinha Tech”

OSC: ONG Pleno Viver 

CEI Jardim Santa Terezinha

Cidade Educadora

Experiências que oportunizam aos bebês e crianças a conhecerem o mundo exterior das unidades, aprendendo e desenvolvendo novas habilidades e realidades

  1. Projeto: “Aventureiros”

OSC: Associação Beneficente Comunitária Therezinha de Jesus

CEI Sementinha de Esperança

 

Ambientes

Utilização dos espaços internos das unidades com materiais, mobiliários, utensílios e espaços, que potencializam o desenvolvimento e autonomia dos bebês e crianças, em especial o contato com o “verde” e com o mundo literário. 

  1. Projeto: “Sei ser verde”

OSC: Instituto em prol da Educação Infantil Crianças Espetaculares 

implantado em 14 unidades

  1. Projeto: “Variáveis que revelam a potência do brincar”

OSC: Instituto Criança Cidadã

CEI Cândido António José Francisco

  1. Projeto: “Leitura Literária”

OSC: Instituto Social e Educacional Florescer 

CEI Elza Soares

 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.461